Buracos nas ruas, vias em mau estado ou rodar com frequência em estradas não pavimentadas fazem com que os sistemas de suspensão e direção do carro sofram variações em sua calibragem, como resultado, o automóvel não roda como deveria.
Quando um carro precisa de alinhamento e balanceamento, ele passará a dar alguns sinais que vão ‘’pesar’’ no seu bolso: aumento de gasto com gasolina, dano nos pneus e múltiplas peças que compõem esses sistemas. Isso lhe dá o sinal de que é hora de equilibrar e alinhar o carro.
Neste artigo, vamos apontar os sinais que devem indicar a necessidade desses serviços mecânicos, veja também como o consórcio ajuda você a comprar um novo carro sem pagar por juros e entrada!
Alinhamento e balanceamento: diferenças, quando e porquê fazer
Para evitar confundir esses serviços, é necessário entender suas diferenças.
Constantemente ouvimos que um carro requer alinhamento e balanceamento, na maioria das vezes, os motoristas chegam a confundir esses processos, devido à má informação fornecida por algumas oficinas.
Não se deixe enganar! Por isso, nesta ocasião, vamos ajudá-lo a conhecer as diferenças de cada um, bem como os sintomas para que aprenda a identificar se um dia você perceber que seu carro precisa desse importante serviço.
Diferenças entre alinhamento e balanceamento
O alinhamento é o processo que permite verificar os ângulos dos eixos dianteiro e traseiro em relação ao solo, também verificar a verticalidade dos planos dos pneus dianteiros e se esses planos coincidem com os traseiros.
O alinhamento ajusta os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si.
O fato de seu carro estar perfeitamente alinhado ajuda a:
Aumenta a vida útil dos pneus, evitando o desgaste irregular;
Tenha uma melhor eficiência de combustível, pois reduzirá o atrito do contato que o pneu tem com a superfície;
Tenha uma melhor movimentação do carro, contribuindo para a dirigibilidade e segurança.
O balanceamento é um trabalho que possibilita que o peso dos pneus seja igualado, assim os aros ficam todos equilibrados e giram uniformemente, o que é alcançado adicionando pequenos pedaços de chumbo com pesos diferentes e presos ao aro em posições para homogeneizar toda a massa ao redor do eixo.
No caso de as rodas estarem deformadas ou batidas, devem ser resolvidas antes do balanceamento, para que então se alcance um ótimo resultado.
O balanço permite que os pneus girem sem causar vibrações no carro ao dirigir em altas velocidades.
Benefícios do balanceamento
O equilíbrio perfeito do seu carro ajuda a:
Que o volante gire sem causar nenhum tipo de vibração no volante;
Mantenha um bom conforto de condução;
Evite o desgaste prematuro dos pneus e otimize seu desempenho ao rodar;
Prolongue a vida útil da suspensão.
Quando você tem que fazer o alinhamento e balanceamento?
Respectivamente, a seguir vamos indicar qual o melhor momento para fazer o alinhamento e balanceamento:
Você já notou que seu carro balança levemente para a direita ou para a esquerda quando você solta o volante por alguns segundos?
Se a resposta for sim, o que você deve fazer é levar seu carro para alinhar, a fim de corrigir a direção e o veículo poder trafegar sem problemas em linha reta.
É hora de realizar o serviço de alinhamento quando:
Quando você sofre um impacto que vai desde uma colisão até um buraco, pedra ou buraco no asfalto;
Quando qualquer parte da suspensão ou direção é substituída;
Ao notar algum comportamento estranho no veículo, com tendência a desviar para um lado ou para o outro;
Quando você encontrar um desgaste significativo nos pneus;
Ao trocar os pneus;
Quando você detecta que os pneus dianteiros apontam para uma direção e os traseiros para outra;
Quando algum dos pneus apresenta desgaste excessivo ou irregular;
Se ao dirigir em linha reta, o leme não estiver centralizado;
Quando o carro tenta inclinar para um lado durante a condução;
Se soltarmos o leme e o carro puxar para algum lugar, em vez de ficar reto.
Agora, se você notar que o volante do seu carro vibra ou faz barulhos estranhos em uma determinada velocidade. O que você deve fazer é levar seu veículo para balancear!
Afinal, a fim de ajustar os contrapesos dos aros para distribuir o peso do pneu e dos aros, mantendo um correto balanceamento entre os dois.
O balanceado é para equilibrar, portanto, a hora de realizar o serviço é quando:
Quando notar desgaste irregular nos pneus;
Quando o carro ou algum dos componentes emite ruídos ou vibrações;
Se detectar que o carro vibra exageradamente a uma velocidade moderada;
Sempre que forem colocados pneus novos;
Ao montá-los depois de fazer qualquer reparo.
No fim, o alinhamento e balanceamento são serviços de extrema importância para manter os seus pneus em ótimas condições,não esqueça de efetuar as revisões periódicas com a ajuda das especificações do fabricante.
Recomenda-se realizar os serviços mencionados a cada 10.000 km rodados ou a cada 6 meses. Portanto, se você acha que não compensa mais investir em reparações e chegou a hora de trocar de carro, o Consórcio Nacional Volkswagen possui ótimas condições para você!
Quero trocar de carro! Como funciona o Consórcio Volkswagen?
Com o consórcio você compra o carro dos seus sonhos sem pagar por entrada e juros! Nesta modalidade, um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de obter um bem desejado.
Todos os meses, os consorciados destinam um valor para uma espécie de ‘’conta de poupança’’ do grupo e participam de um sorteio. O vencedor recebe uma carta de crédito e pode adquirir o carro tão desejado, dizemos então que este foi contemplado do mês!
De todas as vantagens, a ausência de juros, o poder de compra e o planejamento financeiro são as que mais combinam com os brasileiros.
Ao contrário de um empréstimo, um consórcio de carros funciona como uma economia programática e você não compra o ativo de imediato. A carta de crédito, recebida por contemplação, é obtida por meio de sorteio ou lance (para quem quer ser contemplado mais rápido).
Assim, com contribuições mensais, até o fim do consórcio todos no grupo são contemplados.
Quer aproveitar a oportunidade para trocar de carro com muito mais flexibilidade? Não perca a sua vaga no grupo do Consórcio Nacional Volkswagen!