A carta de crédito no consórcio é um documento que concede valor de uso aos membros, que é o maior beneficiário da modalidade. A pergunta é:afinal, como usar?
Se um participante for sorteado ou conseguir dar o maior lance em uma assembleia, ele tem direito a uma carta de crédito.
Porém, antes da conquista, a administradora fará uma avaliação para confirmar se o consorciado pode realmente garantir o pagamento das demais parcelas do consórcio (caso ainda haja), após o saque do bônus.
Mas cuidado: as cartas de crédito representam dinheiro, mas na verdade não são dinheiro. Depois de selecionar o item que deseja comprar, o administrador pagará ao vendedor diretamente por depósito direto.
Nos consórcios, uma forma melhor do que usar o termo "crédito para pagamento" é substituí-lo por "é contemplado". Na prática, receber uma requer uma decisão cuidadosa.
Como usar a carta de crédito no consórcio?
O recebimento da carta de crédito pode acontecer de duas formas: por sorteio ou por lance. No primeiro caso, os participantes são contemplados seguindo os resultados da loteria federal.
No lance, o participante fornece um valor, se for o vencedor, deverá pagar as parcelas restantes previstas no plano contratual, no entanto, é uma forma de antecipar sua contemplação.
Os participantes interessados fornecem a quantia que consideram mais adequada. Neste caso, é aconselhável estudar o histórico do grupo com cuidado para ver qual a porcentagem média de participantes fornecidos e avaliar as condições que poderiam fornecer maior valor.
No entanto, se não for contemplado imediatamente, poderá fazer uma oferta no próximo mês, pois os lances só serão pagos se o consorciado realmente for contemplado.
A responsável pela organização e gestão do grupo é a Administradora do Consórcio, que distribui as cartas de crédito, de acordo com o previsto.
Como funciona a assembleia de consórcio?
A assembleia é o espaço de sorteio e lances, ou seja, momento decisivo para recebimento das cartas de crédito. Eles permitem que um ou mais participantes pensem e possam usar recursos para tomar decisões.
Juntos, esses recursos são agrupados na forma de uma carta de crédito, que é o valor para compra do bem desejado. Portanto,é o valor pelo qual os bens necessários podem ser obtidos do consórcio.
Sua finalidade é dar segurança aos compradores e administradores de empresas, para que o valor do contrato seja pago e recebido antes do término do programa.
Como usar a carta de crédito contemplada?
Após a etapa de aprovação do documento, você pode finalmente usar sua carta de crédito.
Lembre-se, ele só pode ser usado nos itens que você escolheu. Por exemplo, no Consórcio Volkswagen, inicialmente você escolherá o plano que melhor se adequa aos seus objetivos, e tudo isso se trata de um carro Volkswagen.
Esta carta é repassada diretamente da administradora do consórcio ao dono da mercadoria ou a quem realizar o serviço de sua preferência.
Se você investe em um consórcio de carro, deve informar o modelo, ano, valor e concessionária ou proprietário do carro para que o valor seja repassado.
O maior benefício é que as cartas de crédito fornecem poder de compra em dinheiro, garantindo amplo espaço para negociação.
Se a mercadoria escolhida for inferior à sua carta, você pode aplicar o valor restante em documentos (desde que não ultrapasse 10% do total da carta) ou quitar as parcelas restantes do consórcio.
Quer aproveitar a oportunidade para adquirir uma carta de crédito? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!