Dirigir com segurança é algo para ser levado muito a sério. A condução segura é uma responsabilidade,tanto para você quanto para os outros.
Você ainda dirige como aprendeu nas aulas de direção? Caso contrário, você pode não estar tão seguro quanto pensa. Isso ocorre porque nos tornamos mais complacentes como motoristas quanto mais confiantes nos tornamos nas estradas.
Como os maus hábitos são uma armadilha mortal em que todos podemos cair, neste post, listamos dicas básicas para uma direção mais segura.
Dicas básicas para dirigir com segurança
A condução segura é a consciência de adotar um comportamento adequado no tráfego diário em que nos encontramos. Talvez por isso também a experiência tenha o seu peso.
Mas respeitar as regras básicas para dirigir com segurança permite-lhe ter uma melhor capacidade de controlar o automóvel em qualquer situação de condução, sem depender do instinto.
Além de cumprir as regras de trânsito, você deve sempre dirigir com o máximo cuidado. Aqui estão as dicas para você não esquecer!
1. Sempre aperte o cinto de segurança
Os cintos de segurança, na sua simplicidade, são hoje o dispositivo de segurança mais importante num automóvel. Aperte sempre os cintos, mesmo em trajetos curtos.
Motorista e passageiros devem usar sempre este recurso, que além de salvar vidas em caso de acidente, também é uma obrigação legal para dirigir com segurança.
2. Respeite os limites de velocidade
Uma das maiores recomendações para dirigir com segurança é regular a velocidade aos limites indicados e em geral às condições de visibilidade, trânsito e aderência do pavimento.
Alta velocidade ou velocidade não adequada, para as várias situações que surgem durante a condução, são a principal causa de acidentes.
3. Se quer dirigir com segurança, NÃO BEBA!
O álcool é um inimigo para todos os usuários da estrada. Quem dirige embriagado coloca em risco a própria vida e a dos infelizes que encontra pelo caminho.
Se conduzir, não deve beber. Também aqui existem limites legais, mas é aconselhável não beber álcool se tiver de conduzir, nem mesmo em pequenas quantidades.
4. Mantenha uma distância segura
A distância do veículo à nossa frente é de fundamental importância para dirigir com segurança, principalmente na estrada.
Quando não se está atento à distância, pode causar colisões traseiras se o veículo da frente frear bruscamente.
Respeitar sempre a sinalização rodoviária é uma das obrigações no trânsito e é crucial para respeitar as distâncias. Com particular atenção aos sinais de parada, obrigação de passagem e sinal vermelho.
5. Mantenha o carro em boa manutenção
Efetue regularmente os reparos previstos no livro de uso e manutenção, verifique frequentemente a eficiência e funcionalidade das luzes dianteiras e traseiras (posição, farol alto e baixo) e indicadores de direção.
6. Saiba o que fazer no caso de ‘’aquaplanagem’’
Nesse ponto, o pedal do freio se transforma de nosso melhor amigo em nosso pior inimigo.
A travagem é inútil (na aquaplanagem estamos a flutuar) e assim que recuperarmos a aderência, o carro irá desviar-se repentinamente fazendo-nos perder completamente o controle.
Portanto, agarrando o volante com firmeza, mas sem ultrapassá-lo, devemos nos preparar para a "recuperação da aderência", mantendo a direção e o acelerador constantes durante toda a duração do fenômeno. Lembre-se da posição correta das mãos no volante .
7. Prudência para uma condução segura: sempre!
O próximo conselho para uma dirigir com segurança é sempre adotar a máxima cautela, em todos os momentos e em todas as ações que realizamos durante a condução.
O fato de o automóvel ser fundamental (e necessário) no cotidiano, nos fez perder aquela espécie de deslumbre que deveríamos ter perante um objeto, em todo o caso, potencialmente perigoso para a nossa vida e a dos outros.
A atitude prudente é também aquela que tem em conta a imprudência dos outros motoristas da via. Por exemplo, ao enfrentar um cruzamento onde você tem o direito de passagem, mantenha uma velocidade e um estilo de direção capazes de enfrentar e evitar acidentes, caso outros usuários da via sejam obrigados a ceder não cumpram essa obrigação.
8. Condução segura na estrada
Para dirigir com segurança saiba que, uma condução muito devagar na rodovia pode causar acidentes da mesma forma que ocorre em altas velocidades.
Se o trânsito estiver fluindo melhor, mantenha um ritmo acelerado (sempre dentro dos limites) ao invés de manter abaixo dos limites! Porque isso forçaria todos os outros motoristas a nos ultrapassar (talvez até caminhões que não podem).
E é justamente no momento da ultrapassagem que ocorre o maior número de acidentes. Aqueles que trafegam em estradas de três faixas devem se lembrar que a faixa da direita não é reservada para caminhões, mas para viajantes mais lentos.
Assim, se não lhe apetecer ir mais longe a uma velocidade mais adequada ao trânsito, opte pela direita em vez de ocupar a via central!
Carros Volkswagen para dirigir com segurança
Por fim, escolha os carros certos para dirigir com segurança. Se você acha que é a hora de trocar o seu (ou até mesmo comprar o primeiro veículo), não perca mais tempo e adquira um Volkswagen!
A Volkswagen do Brasil tem o seu próprio laboratório de Segurança Veicular – um dos mais avançados da América Latina e referência no Grupo Volkswagen no desenvolvimento de veículos.
Na produção de seus veículos, são utilizadas tecnologias capazes de oferecer o máximo desempenho em segurança.
Quer aproveitar a oportunidade para adquirir o seu carro (sem entrada e sem juros)? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!