Você está pensando em participar de um consórcio para comprar o carro dos seus sonhos? Então, o primeiro passo é conhecer as principais taxas incluídas nessa modalidade de crédito, como as taxas de juros?
Mas será que o consórcio cobra juros? Quais são as taxas dessa modalidade de compra? Confira a seguir!
O que são as taxas de juros?
Primeiro, é interessante que você entenda o que são as taxas de juros. Essas taxas se referem a um tipo de “aluguel” do dinheiro. Ou seja, se você pega um valor emprestado (como nos empréstimos e financiamentos), devem ser cobrados os juros. Os principais elementos que definem essas taxas são o valor e o tempo de empréstimo.
De forma prática, esses juros são cobrados quando há duas figuras envolvidas: uma pessoa que quer o dinheiro e um banco/instituição financeira que tem esse valor para emprestar. Esse empréstimo não pode ser devolvido da mesma forma que foi entregue.
Você pegou um valor com uma determinada inflação, dentre outros fatores, logo, não é justo devolver da mesma forma. Por isso são cobradas as taxas de juros. Mas essas taxas são encontradas no consórcio?
São cobradas taxas de juros no consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra planejada e se baseia na contribuição coletiva dos integrantes que compõem um grupo. Por esse motivo, não há um banco ou instituição financeira por trás do grupo financiando ou emprestando dinheiro para realizar a compra.
O valor usado mensalmente para as cartas de crédito é proveniente do próprio grupo. Se não há dinheiro emprestado, não há cobrança de taxas de juros. Isso acaba sendo uma grande vantagem para os interessados no consórcio.
Afinal, sem juros, você não tem valores absurdos cobrados mensalmente, além de não ter surpresas na hora de pagar. Os juros não se fazem presentes no consórcio, mas estão no financiamento e no empréstimo, por exemplo.
Mas se o consórcio não tem juros, tem outras taxas? Sim!
O consórcio conta com poucas taxas, pois a intenção é justamente viabilizar a compra de um veículo – um bem tão desejado por todos. Algumas dessas taxas são:
Taxa de administração
A taxa mais conhecida do consórcio é a taxa de administração, que serve como uma remuneração para a administradora. Isso porque a administradora gerencia todas as atividades de um grupo, como a entrega de cartas de crédito, realização de assembleias e afins.
Essa taxa é diluída e fixa, portanto, sem surpresas no final do mês.
Fundo reserva
O fundo reserva é um mecanismo encontrado pelas administradoras para contornar certos problemas, como o principal deles, que é a inadimplência. Este fundo é utilizado apenas em situações emergenciais, como é o caso da falta de contribuição mensal de um dos consorciados.
Ele também serve para cobrir algumas despesas extraordinárias, como as judiciais. Ou seja, o fundo reserva é primordial para manter a saúde financeira do grupo. É interessante destacar que essa taxa é fixa e diluída ao longo das parcelas.
A cobrança do fundo de reserva é realizada com base na divisão do seu valor total pela quantidade de parcelas do plano, como também ocorre com a taxa administrativa. No entanto, ao contrário da taxa administrativa, os valores do fundo de reserva são devolvidos aos consorciados proporcionalmente.
Seguro de consórcio
Ao contratar o consórcio, existe a opção de incluir o consórcio – se é uma opção, fique tranquilo, pois não é uma obrigação pagar por essa taxa. Você pode avaliar se há necessidade incluir o seguro na sua parcela.
Mas saiba que, de forma geral, os seguros podem cobrir a quebra de garantia (em caso de inadimplência), seguro de vida (em caso de morte do consorciado) e seguro desemprego (garantindo o pagamento das parcelas caso o titular perca o emprego).
Um destaque importante é que o valor do seguro também será diluído. Nenhuma taxa aqui no consórcio você precisa pagar de uma vez, o que torna essa modalidade de compra muito mais acessível do que os outros créditos disponíveis no mercado.
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem taxas de juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida nacionalmente.
Compre o carro dos seus sonhos com o Consórcio Nacional Volkswagen. Estamos aqui para realizar o seu sonho!