Quando se escolhe entrar no consórcio, naturalmente você se envolve em um grupo com pessoas com objetivos semelhantes aos seus. Esses grupos de consórcio são administrados por administradoras de consórcio e, por lei, devem ser regulamentados pelo Banco Central do Brasil.
No Consórcio Volkswagen prezamos pela seguinte máxima: para que todos os membros do grupo alcancem seus objetivos, é necessário manter a saúde financeira do grupo. Para isso, o compromisso de pagamento das parcelas mensais deve ser rigorosamente cumprido.
O consórcio garante duas maneiras de ser contemplado com cartas de crédito (que dão acesso ao bem desejado): sorteio ou lance. O último recurso é para quem tem pressa e quer ser contemplado mais rápido.
Se você ainda tem dúvidas sobre o consórcio, está no lugar certo. Neste post, vamos contar como esses grupos de consórcio funcionam.
Para que serve um grupo de consórcio?
Não tem como explicar o que é um grupo de consórcio sem falar do consórcio em si. Portanto, o consórcio é uma forma de compra que não cobra juros sobre o valor da compra parcelada.
No consórcio, os administradores reúnem um grupo de pessoas interessadas em comprar um item específico - chamado de federação. Eles fazem um pagamento mensal pelo período estipulado no contrato.
A confirmação de que o grupo de consórcio está aditivo só ocorre na data da sua primeira assembleia geral ordinária, que ocorre em data determinada pelo administrador.
Quantas pessoas participam de um grupo de consórcio?
Essa resposta vai depender de cada grupo e de cada administradora. Lembre-se de checar todas as informações antes de você fechar um negócio com alguma administradora de consórcio.
Quais são as vantagens de um grupo de consórcio?
Entrar para um grupo de consórcio tem muitas vantagens. Além da isenção de juros, que é um aspecto relevante da economia brasileira, os consorciados têm a oportunidade de investir na compra de bens de forma planejada.
Eles podem pagar o valor mais baixo porque não pagam juros sobre o empréstimo/parcelamento, mas ao mesmo tempo assumem a responsabilidade de reembolsar o compromisso financeiro. Através das parcelas mensais, os consorciados investem no seu bem desejado.
Dessa forma, eles evitam o risco de alocar esse valor para a "tentação" temporária que muitas vezes acontece com as pessoas que decidem apenas economizar dinheiro e comprar para si mesmas.
Outro benefício de um consórcio é que os bens, como carros Volkswagen, podem ser usufruídos antes mesmo do pagamento integral. Se um consorciado tiver a intenção de ser contemplado mais rápido, pode ofertar um lance a qualquer momento. Nesse caso, é possível ser contemplado e continuar pagando parcelado sem ter que processar o valor total.
Como entrar para um grupo de consórcio?
Nesse caso, a melhor opção é entrar enquanto a administradora ainda está reunindo pessoas interessadas em adquirir o mesmo bem, e a primeira reunião com o grupo ainda não foi realizada. Assim fica mais fácil obter informações mais específicas e organizar melhor os pagamentos das parcelas de consórcio.
Qual o impacto do fundo de reserva no consórcio?
Se você gostou da ideia de entrar em grupo de consórcio, mas está com dúvida sobre as responsabilidades, visto que trata-se de um formato coletivo e você pode querer sair em algum momento, saiba que o consórcio não deixa ninguém na mão.
O Fundo de Reserva existe para cobrir adequadamente esses valores em caso de déficit de caixa devido à inadimplência de outros membros do consórcio. Isso garante que os destinatários mantenham seus direitos ao sortear e/ou ter o lance vencedor.
O percentual cobrado pela composição do fundo varia de acordo com o gestor.
Agora que você entende como funcionam os grupos de consórcio, não perca mais tempo! Aproveite e organize a compra de seu carro, faça um Consórcio Volkswagen!