O consórcio tem juros? Não. Os consórcios não cobram juros, é verdade. Apenas taxas de administração. Entenda como funciona!
O consórcio é uma opção mais acessível para comprar bens e serviços, especialmente bens de alto valor. As condições oferecidas são muito atraentes: sem juros ou entrada e um poder de compra à vista.
A imprevisibilidade das taxas de juros compromete a aquisição de bens de valor por meio de financiamentos, tornando os consórcios uma opção viável a longo prazo. Explicamos tudo para você neste artigo.
O consórcio tem juros? Entenda porquê não!
Se você quer comprar um carro, mas não quer pagar juros altos, o melhor é contratar um consórcio. Este modelo é baseado no autofinanciamento. Constituem-se pessoas físicas ou jurídicas que pagam mensalmente certa quantia para que a cada contraprestação um dos consorciados obtenha os bens desejados.
O consórcio tem juros? Não, pois segundo o Banco Central do Brasil, órgão que regula e fiscaliza o consórcio, o processo não envolve empréstimos bancários, os recursos são provenientes de doações de todas as consorciadas.
Em outras palavras, é um processo de autofinanciamento. Portanto, como os recursos vêm do próprio grupo, não há cobrança de juros. Na prática, isso significa que os membros pagam parcelas mensais todos os meses (durante a vigência do contrato).
A contemplação pode ser feita por sorteio e todos podem participar. Também é possível dar lances de acordo com o valor percentual do bem desejado.
Consórcio tem juros? Não, mas é preciso entender as taxas!
Os consórcios precisam cumprir os regulamentos do Banco Central e aceitar a supervisão. Todo esse processo administrativo e de gestão do grupo inclui os custos para a empresa que administra. Para cobrir esses custos, têm-se o direito a comissões de gestão.
Além dos custos administrativos, pode haver uma taxa de fundo de reserva. Garantir a saúde financeira do grupo em caso de inadimplência. Depois que todos são contemplados e o grupo encerrado, qualquer valor do fundo é devolvido proporcionalmente aos participantes.
Outro acréscimo que pode afetar as parcelas mensais é o seguro contratado pela administradora. Geralmente é uma garantia dele próprio e de seus herdeiros, por precaução.
Como é definida a taxa de administração?
É justo que os administradores sejam pagos pelos serviços que prestam. As taxas de administração não devem ser confundidas com os juros que os bancos cobram quando emprestam dinheiro. O consórcio tem juros? A resposta sempre será não.
A administradora tem o poder de determinar a percentagem a cobrar pela comissão de gestão, que é sempre baseada no valor dos bens ou serviços. Portanto, há uma diferença entre as taxas cobradas. Normalmente, os percentuais são diluídos em parcelas mensais.
Quer aproveitar a oportunidade para adquirir o seu carro(sem entrada e sem juros)? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!