O consórcio está se tornando cada vez mais uma opção de investimento para aqueles que desejam aproveitar o seu dinheiro ao máximo. Isso porque essa é uma modalidade de crédito que valoriza o seu dinheiro, uma vez que não inclui taxa de juros e nem taxa de adesão.
Se você está pensando em entrar em um grupo de consórcio ou já participa de um e deseja adiantar a compra do seu carro, saiba que existem algumas estratégias benéficas para isso. Uma delas é oferecer um lance livre, mas você sabe o que isso significa? Entenda melhor sobre o tema a seguir.
O que é e como funciona o lance livre no consórcio?
De modo geral, o consórcio é uma modalidade de crédito que se baseia na formação de um grupo composto por pessoas que possuem o mesmo objetivo (por exemplo, comprar um carro). Este grupo contribui para a formação de um fundo comum, e um dos consorciados pode usar o valor por mês.
Mas como isso é decidido? Através do sorteio ou do lance. Essas são as duas formas de contemplação no consórcio e ambas ocorrem nas assembleias (encontros mensais com o grupo junto à administradora). O sorteio é um procedimento obrigatório, enquanto o lance é facultativo, isto é, ninguém é obrigado a oferecer um lance no mês.
No entanto, o lance é uma opção interessante para adiantar a sua contemplação no consórcio – em especial, o lance livre.
O que é o lance livre?
No lance livre, você pode ofertar o valor máximo que puder ou conseguir. Desse modo, o maior lance será o vencedor. A depender da situação do caixa do grupo, pode haver uma pessoa contemplada por lance fixo e uma quantidade maior de contemplados por livre, mas isso varia de acordo com a saúde financeira do grupo.
Sendo assim, é definido como vencedor o consorciado que propor o maior valor. E em caso de empate? Nessas situações, é necessário analisar atentamente o contrato para definir um ganhador.
O lance livre é a única opção de lance?
Além do lance livre, o consórcio conta com duas outras opções de lance, que são o fixo e o embutido.
No lance fixo, todo mundo tem o mesmo poder de lance todos os meses. Neste caso, um lance fixo de 30%, por exemplo, vai concorrer com outras pessoas do grupo que darão o mesmo lance naquela assembleia. Por isso este lance recebe o nome de fixo.
Por outro lado, ainda temos o lance embutido, que pode ser usado como um método de pagamento do lance vencedor, que pode ser fixo ou livre. Isso significa que caso o consorciado ofereça o lance contemplado, o pagamento pode ser realizado por meio do lance embutido: usando uma parte da carta de crédito como forma de pagamento do lance. Essa estratégia deve ser muito bem pensada antes de ser colocada em prática.
Afinal, no lance embutido, um valor da carta de crédito é retirado. E se isso comprometer a compra do seu carro no futuro? Você não quer isso, né? Avalie com cuidado essa questão!
Como definir o valor ideal do lance livre para ser contemplado?
No geral, os grupos novos (ou recém formados) costumam ter uma média de lance maior.
Com o passar do tempo, o valor tende a cair. Então, quanto mais parcelas pagas e quanto mais cotas contempladas, o lance consequentemente será menor. Se você não tiver pressa, espere um pouco até o lance cair. Desse modo, é possível analisar de forma mais detalhada o histórico de lances para entender qual o melhor momento para você.
Outra opção é entrar em um grupo em andamento, pois já conta com uma certa quantidade de assembleias, e por conta disso o lance será reduzido. Essa é uma dica interessante para entender melhor qual a porcentagem necessária para antecipar a contemplação, sendo a conhecida "contemplação programada".
É uma boa opção oferecer o lance livre no consórcio?
O lance livre com certeza é uma estratégia interessante para os consorciados que desejam antecipar a contemplação no grupo. No entanto, assim como toda estratégia no consórcio, é necessário avaliar com cautela antes de oferecer o seu lance.
Uma situação favorável para este lance é quando se tem um valor guardado em caixa. Isso costuma acontecer no final do ano, com o recebimento do décimo terceiro. No entanto, o final e início do ano (de dezembro a janeiro) não é o período mais indicado para oferecer um lance.
Isso porque, assim como você, muitos outros consorciados também receberam o décimo terceiro. Portanto, a maioria das pessoas se sentirão confiantes para oferecer um lance, o que diminui as suas chances de ser contemplado.
Seja como for, o ideal é você procurar uma administradora de confiança para te ajudar a realizar o sonho do carro próprio.
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule e compre o carro dos seus sonhos com o Consórcio Nacional Volkswagen!