O alinhamento de veículo é essencial diante do desgaste irregular dos pneus. Nesses casos, continuar a condução pode ser um risco para todos.
Continuar a conduzir quando um carro precisa de cuidados especiais, só irá piorar progressivamente o estado dos seus pneus e a direção e manobrabilidade do seu veículo.
Neste post, entenda para que serve o alinhamento de veículo e, além disso, saiba qual o melhor momento para trocar de carro.
Veja para que serve o alinhamento de veículo
Se o seu carro está puxando para um lado ou volante está torto quando você está dirigindo em linha reta? É necessário verificar se o seu carro precisa de um alinhamento. Isso não é algo para adiar – o desempenho do veículo não vai melhorar por conta própria.
Continuar a conduzir só irá piorar progressivamente o estado dos seus pneus e a direção e manobrabilidade do seu veículo.
O indicado, no entanto, é ligar para o seu mecânico para agendar um alinhamento de veículo.
O que pode fazer o seu carro sair do alinhamento?
Uma causa comum para o seu veículo sair do alinhamento é o temido buraco. Se você atingir um buraco particularmente grande, existe a possibilidade de danos ao seu automóvel.
Problemas de alinhamento de veículo também podem surgir se você bater em um meio-fio ou outra obstrução na estrada.
Quais ferramentas são usadas para o alinhamento de veículo?
Seu mecânico provavelmente levantará seu carro em uma talha e usará uma máquina de alinhamento que possui dispositivos que se prendem às rodas.
A máquina é conectada a um computador e seu mecânico faz ajustes precisos em uma série de medições para deixar tudo perfeitamente alinhado.
Existem diferentes tipos de alinhamentos?
Existem três tipos principais de alinhamentos de veículos disponíveis - manual, laser e 3D.
O alinhamento manual ainda é o mais comum, e utiliza instrumentos de baliza para corrigir a trajetória dos pneus e da suspensão. O preço é um dos principais atrativos desse alinhamento.
Para realizar esse serviço, canhões de luz são montados nas rodas, projetando um feixe de luz em um painel localizado na parte frontal do veículo, indicando o alinhamento das rodas em uma régua que indica o ângulo de desvio.
No alinhamento a laser, o processo é igual ao manual. Sua principal diferença é que o projetor a laser substitui o canhão de luz, o que melhora a velocidade do serviço e a precisão milimétrica.
Finalmente, o alinhamento 3D executa serviços muito diferentes dos descritos acima. Sensores leem a posição dos refletores montados em cada roda e exibem na tela do computador o desenho 3D dos componentes do veículo de acordo com os padrões da própria montadora e as mudanças nos valores medidos em relação aos padrões de fábrica.
Com que frequência preciso de um alinhamento?
O mais recomendado é uma verificação de alinhamento de veículo a cada seis meses ou a cada 10 mil km, o que ocorrer primeiro. Independentemente disso, não deixe seu veículo percorrer muitos quilômetros sem examinar o alinhamento.
É uma boa ideia verificar o alinhamento dos pneus semestralmente ou sempre que você fizer o rodízio dos pneus. Obviamente, se o seu veículo seguir reto na rodovia, provavelmente estará no alinhamento adequado.
Se virar para a esquerda ou para a direita, é um sinal claro de que é hora de fazer um check-up, como já dissemos acima.
A outra ocasião em que você deve absolutamente ter seus pneus alinhados é quando você os substitui. Adequadamente equilibrados e alinhados quando colocados em seu veículo, isso garantirá que eles se desgastam uniformemente desde o início.
Colocar pneus novos em um veículo mal alinhado acabará custando mais caro a longo prazo, porque seus novos pneus continuarão a se desgastar da mesma maneira que o conjunto anterior.
Qual o momento certo para trocar de carro?
Existem alguns sinais para saber quando é a melhor hora para trocar de carro, quilometragem alta, alto custo de manutenção, desgaste, consumo de combustível elevado, mudança nas necessidades pessoais e, por fim, pode também estar relacionado a condições financeiras
Independente do motivo que te leve a trocar de carro, faça o Consórcio Volkswagen!
Aqui, você faz uma compra parcelada sem pagar juros ou entrada, o consórcio ajuda a planejar a compra e não dá a dor de cabeça dos juros altos, como é o caso do financiamento de automóveis.
Com o consórcio é possível comprar carros 0 km ou usados, seu novo veículo poderá ser um pouco mais velho, se comparado a um zero km, mas ainda assim será seu.
Isso mesmo! Você encontra o carro completo por um preço acessível. Afinal, como o valor da carta de crédito, a compra de seu novo veículo poderá ser feita à vista.
Quando contemplado, o consorciado recebe um crédito integral, que garante seu poder de compra à vista, muitas vezes compensado por descontos e outras vantagens que podem fazer a diferença na sua compra final.
Como ser contemplado no consórcio?
No consórcio, é possível ser contemplado por sorteio ou lance. Nesta última opção, quem der o maior lance ganha a carta de crédito.
Embora não tenha juros, o consórcio possui uma taxa de administração, destinada à manutenção dos grupos no consórcio.
O Consórcio Volkswagen surgiu como uma forma moderna, prática e fácil de comprar um carro que você sempre sonhou! O melhor é que tudo é administrado com segurança e impulsionando a educação financeira.
Aproveite para planejar a compra do seu carro! O Consórcio VW é ideal para quem deseja adquirir carros Volkswagen sem entrada ou juros!