Dicas gerais do consórcio

Dicas gerais do consórcio

Comprar um bem de alto valor, como o carro dos seus sonhos, não é uma tarefa fácil: você precisa de planejamento financeiro e orçamento disponível. Se você não tem o valor necessário para realizar esse investimento no momento, saiba que o consórcio pode te ajudar.

Entenda o que significa essa modalidade de crédito e como ela funciona na prática. Boa leitura!

O que é o consórcio?

Inicialmente, é importante explicar o que é o consórcio. Essa é uma modalidade de crédito que realiza uma compra colaborativa, conectando pessoas que têm o mesmo objetivo: comprar um veículo, que pode ser leve ou pesado.

Essas pessoas são reunidas em um grupo organizado e regido por uma administradora, responsável por manter este grupo funcionando de maneira correta. O importante é que neste grupo apenas estejam pessoas que tenham o mesmo objetivo de compra: não precisa ser o mesmo modelo de veículo, mas sim a categoria.

Uma informação importante é que todos os contratos envolvendo as administradoras de consórcio e os participantes devem seguir as normas trazidas na Lei 11.795/2008. Essa lei foi criada com o intuito de garantir a segurança necessária ao fechar um negócio que traz o alto valor de um veículo.

Nesse sentido, antes de comprar a sua cota, é de suma importância conferir na internet se a empresa com que você vai fazer o consórcio está credenciada no Banco Central. Este credenciamento indica que a administradora é de confiança!

Como funciona o consórcio na prática? Confira o passo a passo

Na prática, o consórcio funciona de forma muito simples. Porém, já que existem muitos termos e conceitos dentro dessa modalidade, reunimos algumas das principais expressões envolvendo essa opção de crédito. Confira!

Adesão ao plano

Após entrar em contato com a administradora, você pode escolher o seu plano de consórcio que melhor se aproxima dos seus objetivos e necessidades no momento. Mas este plano pode ser escolhido na hora da simulação. O CNVW, por exemplo, oferece um recurso de simulador, confira!

Em seguida, você deve aderir ao plano selecionado, onde será informada a duração do contrato, o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas ao longo do contrato. Por fim, o consorciado recebe um número que será a sua cota, uma identificação ao longo das assembleias.

Pagamento mensal das parcelas

Após entrar no grupo, você deve realizar o pagamento mensal das suas contribuições definidas desde o início. O valor escolhido vai ser parcelado no prazo de pagamento definido no contrato. Então, todos os meses, os consorciados pagam suas parcelas e formam uma poupança coletiva para contemplar um ou mais consorciados do grupo. A partir desta poupança, com o fundo comum dos participantes, as contemplações serão realizadas.

Assembleia ou encontros mensais

A primeira assembleia é realizada após a administradora reunir a quantidade mínima de adesões. Depois dessa primeira reunião, todos os próximos encontros mensais envolvendo o grupo serão realizados nas datas estipuladas em contrato.

Contemplação (por sorteio ou por lance)

A contemplação nada mais é do que o momento em que o consorciado mais aguarda, pois é a partir daí que ele tem o direito de usar a carta de crédito para realizar a compra do seu carro.

Para isso, existem duas formas de o consorciado ser contemplado: a partir de sorteio ou de um lance. É de suma importância mencionar que, até o final do contrato, todos os consorciados vão receber a carta de crédito – é apenas uma questão de tempo!

Compra de bem

Após ter a carta de crédito, o consorciado pode escolher o veículo que deseja adquirir, dentro, é claro, da categoria do grupo. Essa carta representa o dinheiro à vista, e por conta disso o contemplado tem poder de negociação na compra. Isso significa que ele vai adquirir o bem no valor e continuar pagando a prazo.

Final do plano

Chegando ao final do consórcio, este é o momento em que o integrante conclui os seus deveres e direitos com relação ao grupo, isso porque ele recebeu a carta de crédito e quitou as prestações do contrato.

Principais taxas cobradas em um consórcio

É impossível falar sobre o consórcio e os seus principais termos e não citar as taxas envolvidas nessa modalidade. Apesar de não incluir os juros, essa opção de crédito traz algumas taxas que precisam ser citadas.

Taxa de administração

Essa é a remuneração que a administradora recebe por gerenciar as etapas do processo. Essa taxa é, na prática, uma porcentagem do valor contratado pelo integrante, diluída ao longo de todas as prestações.

Fundo comum

Este fundo é formado pelo valor pago pelo participante do consórcio para criar uma poupança posteriormente destinada à compra do seu veículo.

Fundo de reserva

Esse é um fundo de proteção que serve para assegurar o funcionamento do grupo em situações emergenciais, a exemplo da inadimplência dos participantes. A porcentagem da taxa varia de acordo com o estipulado por cada administradora.

Seguro

O seguro é uma taxa facultativa e que cabe à você incluir no seu contrato ou não. Desse modo, você deve avaliar se esse seguro vale a pena ou não, mas ele costuma cobrir situações envolvendo invalidez, morte e outros cenários parecidos.

Participe do Consórcio Nacional Volkswagen

O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!

Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.

Simule e compre o carro dos seus sonhos com o Consórcio Nacional Volkswagen!