Planejar e decidir comprar um veículo pode envolver alguns desafios, em especial no que se refere ao pagamento. Isso porque os automóveis costumam ter um custo elevado, e por conta disso nem sempre é possível pagar por eles à vista.
Nesse sentido, é comum buscar por modalidades de crédito para comprar esse bem valioso – que, inclusive, pode ser o primeiro passo para formar o seu patrimônio. Mas qual é a melhor opção de crédito para esse tipo de aquisição?
Neste momento, é comum se deparar com o consórcio ou financiamento de carros, então, vamos conferir qual das duas opções traz mais benefícios para o seu bolso!
O que é o financiamento de carros?
Vamos começar explorando o financiamento de carros, que acaba sendo o crédito mais popular do mercado – mas isso não significa que ele seja o mais vantajoso. No financiamento, você precisa realizar o pagamento de uma taxa de entrada, além de passar por uma análise de crédito.
O financiamento só será liberado para você comprar o seu carro depois que a sua situação financeira for verificada. Além desses dois pontos, esse crédito também inclui taxas altíssimas de juros, o que torna a parcela mensal do veículo muito alta.
No desespero, o financiamento pode parecer uma solução maravilhosa para resolver uma urgência neste momento. Porém, você precisa ter em mente que essa modalidade reserva algumas desvantagens perigosas para o seu bolso.
Isso porque o financiamento de carros nada mais é do que um empréstimo, como uma dívida que acompanha juros e multa sobre atraso. Além disso, nessa opção de crédito, você não tem a certeza de que conseguirá parcelar 100% do valor – é por isso que muitas vezes é cobrada a taxa de adesão.
Como funciona a taxa de juros no financiamento de carros?
Muito se fala sobre a taxa de juros e pouco se explica sobre como ela é prejudicial para o seu planejamento financeiro. De modo geral, essa taxa muda de acordo com o cenário macroeconômico. Quanto menor a taxa de juros (a Selic), menores serão as parcelas do financiamento.
Contudo, a cobrança dessa taxa por si só já é ruim, uma vez que é volátil. Logo, é provável que você tenha alguma surpresa no final do mês. Imagine como isso pode prejudicar o seu planejamento financeiro.
Principais requisitos para participar de um financiamento
Antes de entrar no financiamento, você deve conhecer os principais requisitos para isso. E os dois mais exigidos são a garantia e uma boa situação financeira. Ou seja, você precisa indicar um bem (imóvel ou carro, por exemplo) para garantir que você não se tornará inadimplente.
Além disso, também é necessário ter uma boa situação do seu nome do ponto de vista financeiro. Isso significa que você não pode ter nenhuma restrição no seu CPF e nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Vale ressaltar que nenhum desses requisitos é cobrado no consórcio.
O que é e como funciona o consórcio?
Por outro lado, temos o consórcio, que é uma solução muito mais acessível do que o financiamento de carros. Isso porque aqui você não encontra taxa de adesão, taxa de juros ou análise de crédito para entrar.
No consórcio, você entra em um grupo, paga as suas parcelas em dia e aguarda a contemplação. Sem burocracia ou dificuldade, você fica mais perto de concretizar o sonho do carro próprio.
A contemplação diz respeito ao momento em que você recebe em mãos a carta de crédito, um documento que torna possível a compra do veículo. No geral, o consórcio pode ser usado para a compra de bens e serviços, mas hoje o nosso foco é na aquisição de automóveis.
Essa modalidade de compra se baseia na criação de um grupo com pessoas que desejam comprar veículos também – e não outros bens ou serviços. A principal característica do consórcio é justamente essa identidade de objetivos entre os consorciados.
Mês a mês, você deve contribuir para a formação da poupança conjunta do grupo, em que uma pessoa pode usar o valor. Para decidir isso, é realizado um sorteio. Mas se você não quer esperar pela sorte, pode oferecer um lance.
Por que escolher o consórcio ao invés do financiamento de carros?
O consórcio traz como maior vantagem a possibilidade de se planejar para uma compra. Isso porque você não está contraindo uma dívida no calor do momento, apenas para realizar uma compra e pronto. Essa modalidade pensa no melhor para o seu bolso a curto e longo prazo.
Mas essa não é a única vantagem do consórcio. Aqui você tem um maior poder de compra, já que o pagamento ocorre à vista, aumentando as suas chances de negociação. Com os descontos, você pode usar o valor restante para pagar algum documento ou licenciamento do carro.
Outro ponto positivo é ter parcelas menores, sem muitas taxas, apenas a de administração e a do fundo reserva. Você pode desistir do grupo e vender a sua cota ou carta contemplada, não sofrendo com altíssimos prejuízos financeiros.
Essa é a solução ideal para você que não consegue ter um bom controle financeiro e realizar compras a longo prazo sem se endividar. E sabe qual é a melhor empresa para te ajudar nessa aquisição? O Consórcio Nacional Volkswagen.
Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen ao invés do financiamento de carros
O Consórcio Volkswagen pode te ajudar a realizar o seu sonho sem burocracia, sem juros, sem entrada e com parcelas que cabem no seu bolso.
Planeje a compra do seu veículo do jeito que cabe no seu orçamento, escolhendo o modelo que melhor se encaixa no seu dia a dia. O Consórcio Volkswagen tem mais de 40 anos de tradição neste segmento.
Não perca tempo e simule o seu consórcio hoje mesmo!