Escolher entre um carro automático ou manual não é simples. Na verdade, vários aspectos devem ser considerados para que você tome a decisão certa.
Neste artigo, vamos ver como funcionam, quais são os prós e contras de cada solução e qual é melhor entre a transmissão manual ou automática.
Carro automático ou manual: tipos e como funciona
A transmissão automática representa uma tecnologia relativamente nova, que surgiu já na década de 1940, mas que só chegou ao grande público nos últimos 30 anos.
Essa inovação foi possível graças às modernas tecnologias, que permitiram a criação de sistemas cada vez mais sofisticados, precisos e eficientes. Apesar disso, os carros manuais também são a preferência de um público.
O funcionamento do carro automático é semelhante ao do carro manual tradicional, porém as marchas não são gerenciadas pelo motorista, mas por um sistema eletrônico, baseado no número de rotações do motor e nas configurações estabelecidas pelo fabricante.
Hoje existem diferentes tipos de caixas de câmbio automáticas, cada uma com características específicas.
Entre as mais comuns e menos caras estão: a transmissão automática com conversor de torque e o sistema de transmissão continuamente variável.
A primeira utiliza componentes hidráulicos, que permitem a transferência de potência do motor para as rodas motrizes por meio de válvulas especiais, acionadas por circuitos com óleo sob pressão.
A diferença entre carro automático e manual
O mecanismo mais utilizado para gerir as mudanças do carro é a transmissão manual, um sistema verdadeiramente simples e fiável.
Ao engatar a embreagem, o conjunto da polia é liberado, portanto basta engatar a marcha desejada e soltar a embreagem, para transmitir a potência do motor às rodas com uma relação adequada à velocidade.
Este dispositivo é certamente o mais barato, aliás, está presente de série na maioria dos veículos, enquanto o modelo de carro automático só está disponível em algumas versões ou como opção.
As velocidades da caixa manual são quase sempre 5, no entanto alguns modelos têm 6 ou 7 velocidades para uma gestão mais eficiente do consumo de combustível.
A caixa de velocidades manual apresenta várias vantagens: é fácil de utilizar , não afeta o preço de compra do veículo, não requer manutenção sistemática, como é o caso do carro automático.
Além disso, garante um elevado prazer de condução e garante o controle total do veículo. Entre as desvantagens está o consumo de combustível, já que é difícil trocar de marcha no momento certo, na verdade a pessoa é levada a manter uma direção mais nervosa e agressiva.
Esses sistemas não são os mais confortáveis na cidade, pois no trânsito da cidade eles forçam você a empurrar e soltar a embreagem continuamente, causando um peso nos músculos do pé esquerdo e da perna.
Carro automático ou manual: consumo
O carro automático é ligeiramente mais pesado, fator que penaliza parcialmente o consumo de combustível e a eficiência.
No entanto, a maior precisão nas mudanças deste sistema permite otimizar os consumos, pelo que para poupar custos e emissões é necessário optar pelo automático, de longe a melhor opção.
A transmissão manual ou automática é melhor para o carro?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, na verdade alguns motoristas preferem carros com câmbio automático, enquanto outros preferem carros com câmbio manual. Ao mesmo tempo é possível delinear alguns aspectos a serem avaliados, que podem auxiliar na escolha do melhor sistema, entre eles:
Estilo de condução;
Rotas otimizadas;
Orçamento disponível.
O carro manual é ideal para quem quer economizar na compra de um veículo, além de manter baixos os custos de manutenção e eventuais reparos. Além disso, são adequados para quem dirige especialmente fora da cidade, em estradas rurais e de alta velocidade, onde as relações de transmissão altas são mantidas por muito tempo e não são necessárias mudanças muito frequentes.
Já o carro automático é uma escolha válida para quem usa o carro principalmente na cidade, ou para quem está disposto a gastar mais para ter maior conforto ao dirigir.
Vantagens e desvantagens do carro automático
Entre as vantagens do carro automático está certamente o excelente conforto de condução, sobretudo em determinadas situações como a mobilidade urbana (trânsito, tempo escasso e muito mais).
Nestes casos, devido ao trânsito na cidade em condições de trânsito e nas estradas, é necessário mudar frequentemente de velocidade para enfrentar as curvas, aspectos que tornam o carro automático mais confortável e prático, em comparação ao carro manual.
Claro, esses sistemas também têm desvantagens. De fato, entre as desvantagens da caixa de câmbio automática estão o alto preço de compra, o custo maior de reparos e manutenção, intervenções que devem ser bastante frequentes para manter a transmissão sempre eficiente.
Aproveite para planejar a compra do seu carro! O Consórcio VW é ideal para quem deseja comprar carros Volkswagen sem entrada ou juros!