Economizar combustível está diretamente ligado aos preços elevados da gasolina. Adaptar o seu estilo de condução pode poupar muito dinheiro.
A renúncia consistente a altas rotações do motor e o desligamento em engarrafamentos e paradas podem reduzir o consumo de combustível.
Além disso, um estilo de direção com baixo consumo de combustível é uma contribuição ativa para a proteção ambiental porque também reduz as emissões de CO2 do veículo.
Dicas fundamentais para economizar combustível
O carro pode facilitar muito o nosso dia a dia. Viajar para o trabalho, transportar compras e buscar as crianças na escola são muito mais fáceis e confortáveis de automóvel.
Principalmente nas áreas rurais, o carro costuma ser indispensável. No entanto, sabemos que cada solução conveniente também tem alguns efeitos colaterais desagradáveis.
O consumo de combustível aumenta as emissões de CO2, custa muito dinheiro e até tem um impacto negativo em eventos geopolíticos, como guerras e fluxos de refugiados.
No entanto, você não precisa ficar sem o carro se quiser ser ecologicamente correto e econômico na estrada. Existem muitos truques simples que ajudarão a economizar combustível e dinheiro.
1. A condução antecipada evita travagens constantes
Não acelerar e frear constantemente, mas dirigir com visão e usar o impulso torna a direção mais econômica. Logo, é possível economizar combustível.
Você pode compensar as flutuações de velocidade de curto prazo tirando o pé do acelerador em vez de frear e acelerar novamente. Porque após cada mudança de marcha, é necessário pisar no acelerador - e isso sempre custa combustível.
Quem mantém uma distância suficiente do veículo da frente não apenas dirige com mais segurança, mas também retarda a frenagem e pode usar o efeito de frenagem do motor.
Por exemplo, ao aproximar-se de semáforos a velocidades superiores a 40 km/h, é aconselhável simplesmente tirar o pé do pedal do acelerador sem desengatar a embreagem.
A maioria dos carros está equipada com um corte de inércia, que desliga o abastecimento de combustível nesta situação.
2. Suba a marcha rapidamente e dirija em baixas rotações
Em autoestradas e estradas secundárias aplica-se o seguinte: quanto mais baixas as rotações e rotações do motor, mais fácil será economizar combustível.
O consumo de combustível, as emissões poluentes e a emissão de ruído dependem sobretudo da velocidade do motor. Dirigir na marcha mais alta possível é um requisito básico para uma direção com economia de combustível.
Portanto, aplica-se o seguinte: Acelere rapidamente após a partida, mude as marchas o mais rápido possível e mantenha a velocidade selecionada em baixas rotações do motor.
Mesmo no trânsito da cidade, o motorista pode dirigir bem em quinta marcha (a partir de cerca de 60 km/h), não é necessário reduzir a marcha desde que o motor aceite gasolina sem solavancos.
Em autoestradas e estradas secundárias aplica-se o seguinte: quanto mais baixas as rotações e rotações do motor, menor o consumo. Além de economizar combustível, um efeito positivo: o nível de ruído diminui - tanto dentro quanto fora do carro.
3. Evite arrasto e peso desnecessários
Estruturas desnecessárias como bagageiros de teto e utensílios que ficam dentro do carro causam maior resistência do ar ou mais peso.
Como estimativa aproximada, um peso adicional de 100 quilos em um carro médio aumenta o consumo de combustível em 0,7 litros por 100 quilômetros.
Portanto, o lema: remova os itens do carro após as férias, esvazie o porta-malas.
4. Desligue bebedores de energia não utilizados, como ar condicionado
As funções elétricas do carro, como ar condicionado, vidros elétricos e vidros traseiros ou bancos aquecidos, também têm impacto no consumo de combustível.
Quanto mais corrente o alternador tiver que gerar, maior será sua resistência à rotação, logo desafios para economizar combustível.
Como resultado, o motor de combustão precisa usar mais energia para acioná-lo. O maior consumidor de energia é o ar-condicionado, que aumenta o consumo no trânsito da cidade em até 1,8 litro a cada 100 quilômetros.
Portanto, nenhum consumidor de energia deve estar funcionando se não for necessário. Mesmo o ar fresco custa energia: as janelas abertas prejudicam o fluxo de ar e aumentam o consumo de combustível.
5. Evite viagens curtas e verifique a pressão dos pneus
Se você quiser economizar combustível, evite viagens curtas.
Razão: O motor consome mais combustível quando está frio. O consumo médio nos primeiros cem metros pode chegar a 30 litros por 100 quilômetros e mais.
O consumo ideal de combustível só pode ser alcançado quando o motor atingir sua temperatura normal de operação após cerca de quatro quilômetros.
Os condutores também devem certificar-se de que os pneus têm a pressão recomendada pelo fabricante. A propósito, pneus largos aumentam a distância de frenagem e aumentam o consumo de combustível.
Já os pneus de baixo atrito apresentam menor resistência ao rolamento do que os modelos convencionais e garantem menor poluição sonora e economizar combustível.
Além de economizar combustível, que tal comprar um carro que te ajuda nesta tarefa de maneira mais economiza? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!