O consórcio é uma modalidade em ascensão, principalmente por conta dos seus benefícios. Estamos falando de uma opção de crédito acessível, com parcelas que cabem no seu bolso em taxa de juros ou de adesão.
Porém, como no consórcio não há transferência de dinheiro, muitos interessados na modalidade acabam se questionando sobre como é feita a compra do bem escolhido. Para que essa compra seja realizada, você deve ser contemplado.
Dito isso, entenda hoje como funciona a contemplação no consórcio!
Quais são as formas de ser contemplado em um consórcio?
O consórcio é diferente do empréstimo e do financiamento, uma vez que ele não entrega o valor necessário para a sua compra em mãos. Aqui você recebe uma carta de crédito que possui o valor escolhido para a compra do seu veículo. No entanto, para receber este dinheiro, você precisa ser contemplado.
Essa contemplação pode acontecer através de um sorteio ou de um lance. O formato de sorteio utilizado no Consórcio Nacional Volkswagen (CNVW) se baseia na apuração do resultado divulgada pela Loteria Federal.
O CNVW segue a seguinte ordem: em primeiro lugar vem os clientes ativos, depois clientes cancelados e, por último, as contemplações por lance. Na Loteria Federal, os sorteios ocorrem todas as semanas nos dias de quarta e sábado. Desse modo, é considerado o resultado de acordo com o dia que ocorreu a sua assembleia.
Por outro lado, se você não deseja contar somente com a sorte, existe a opção de dar um lance. Os lances funcionam de forma muito parecida com o leilão, em que o maior leva. Ele funciona de forma simples, uma vez que aquele que oferece um valor maior leva a carta de crédito.
O que fazer após ser contemplado em um consórcio?
Após ser contemplado no consórcio, você sabe quais são os próximos passos? Se você acha que é só comprar o veículo dos sonhos, está enganado. Confira o passo a passo após a contemplação chegar!
1. Apresentar documentos
Após conferir se você está em dia com as parcelas (e depois do pagamento do lance, se for o caso) este é o momento de atualizar o seu cadastro no banco de dados da administradora de consórcios. É preciso apresentar os seus documentos pessoais, como o RG, CPF, comprovante de endereço atual, comprovante de renda atual e ficha cadastral preenchida (se houver).
2. Análise de crédito
Para entrar em um grupo de consórcio, não é preciso passar por uma análise de crédito, mas após ser contemplado sim.
Essa etapa é de inteira responsabilidade do Consórcio Nacional Volkswagen. O CNVW verifica o seu histórico como consorciado e a existência de inscrições do seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Além disso, é necessário analisar a sua capacidade de pagamento a fim de continuar o compromisso com as suas parcelas.
3. Liberar a carta de crédito
Com a devida aprovação obtida na análise da etapa anterior, pode ser liberada a sua carta de crédito. Essa carta é o documento que permite a aquisição do bem escolhido no início. A partir de agora, você precisa buscar o automóvel que deseja comprar e negociar valores com o vendedor.
4. Pagamento ao vendedor
Por fim, ao decidir qual veículo vai comprar, é o momento de realizar o envio dos documentos para o vendedor receber o devido pagamento. A boa notícia é que todo esse trâmite de compra e venda é resolvido pela administradora do seu consórcio. O dinheiro não vai para a sua conta, e sim diretamente para o vendedor.
Uma dúvida muito comum é como o contemplado pode usar a carta de crédito contemplada no consórcio da Volkswagen. Na verdade, nós oferecemos um enorme leque de opções de veículos disponíveis para quem é contemplado no consórcio da Volkswagen. São eles:
Jetta
Amarok
Taos
Virtus
Savero
Voyage
Gol
T-Cross
Polo
Nivus
Já imaginou ter um desses veículos na sua garagem? Com o CNVW é possível!
Vantagens de ser contemplado no consórcio da VW
Se você está em busca de uma opção de crédito acessível para comprar o seu novo carro, com certeza o Consórcio Nacional Volkswagen oferece as melhores opções.
Todos têm a mesma chance: todos os consorciados serão contemplados, seja por sorteio, por lance ou até mesmo com o final do grupo.
Possibilidade de antecipar a contemplação: aos apressadinhos, a boa notícia é que você pode antecipar a compra do seu carro próprio com o lance.
Sem taxas abusivas: uma das principais características do consórcio é que ele não inclui taxas abusivas, como a taxa de juros e a taxa de adesão.
Poucas taxas: o consórcio conta com poucas taxas, e uma delas é a administrativa, que é fixa e diluída ao longo das parcelas.
Valor atualizado do bem: anualmente, o valor da carta de crédito é atualizado, a fim de manter o poder de compra de todos os consorciados.
Parcelamento integral do valor: o valor do seu veículo será 100% parcelado.
É uma opção segura: o consórcio é uma modalidade segura, uma vez que ela é fiscalizada e regulamentada pelo Bacen. Além disso, a Lei do Consórcio (Lei n° 11.795/2008) traz algumas indicações legais sobre o crédito.
Poder de compra: o pagamento dessa compra é feito à vista com a carta de crédito. Isso permite negociações e descontos. Com o saldo restante, é possível pagar por documentos e licenciamentos exigidos pelo veículo novo.
Simule aqui e descubra como seria investir em uma modalidade de investimento mais segura, acessível e sem burocracia disponível no mercado para comprar o seu carro próprio.