Economizar para comprar carro exige algumas práticas importantes de educação financeira que você precisa entender antes de tomar qualquer decisão.
Organizar suas finanças mensais, saber a melhor forma de pagamento disponível do mercado, como fugir da entrada e dos juros altos é fundamental.
Se você não quer cometer um erro que pode custar caro, mas não sabe por onde começar a se organizar e planejar.
Neste artigo, vamos apresentar os fundamentos da educação financeira para que você possa comprar um carro com confiança!
Como economizar para comprar carro através da educação financeira
A escolha também passa por afinidade por modelos e melhores marcas para sua necessidade do dia a dia, mas não esquece que a coisa mais importante é economizar para comprar um carro.
O primeiro passo antes de comprá-lo é considerar alguns aspectos do seu orçamento. Listamos aqui cinco lições de educação financeira que irão te ajudar a iniciar o planejamento ideal para a aquisição do veículo.
1. Calcule seu orçamento mensal
Comece estimando sua renda mensal e subtraindo suas despesas fixas (por exemplo, aluguel, serviços públicos, seguros etc.). Isso lhe dará uma ideia de quanto dinheiro sobra a cada mês em seu orçamento para outras despesas.
2. Determine um valor para investir no carro
Determine realisticamente o quanto você pode gastar em um pagamento de carro a cada mês. Uma regra geral é que o pagamento do carro não deve ser superior a 20% do salário líquido. Então, se você levar para casa R$ 3.000 por mês, o pagamento do carro não deve ser jamais superior a R$ 600.
3. Considere outros custos de possuir um carro
Além do pagamento mensal do carro, você também precisará fazer um orçamento para itens como gasolina, seguro e manutenção. Os carros da Volkswagen ocupam todas as primeiras posições do Índice de Manutenção Veicular (IMV).
4. Modalidade de compra: consórcio x financiamento
Se você planeja comprar um carro novo, terá que economizar pelo menos dinheiro suficiente para pagar a entrada. Historicamente, reduzir 20% tem sido a norma, mas hoje em dia muitos revendedores e credores aceitam menos.
Economizar para comprar carro sem entrada ou juros: faça um consórcio!
O consórcio trata-se de uma “poupança coletiva” para adquirir um carro. Trata-se de uma forma na qual uma administradora, autorizada pelo Banco Central, reúne um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem,neste caso, automóveis.
Mensalmente, os membros contribuem com um valor durante o tempo de vigência do consórcio. Todo mês acontece um sorteio que contempla o vencedor com uma carta de crédito para a compra do bem.
Além disso,os membros também podem dar lances, buscando serem contemplados antes.
Você não paga juros no consórcio, como já sabe,mas existem profissionais administrando o sistema, por isso, os custos como esse são cobertos pela taxa de administração.
Apesar do crédito ser corrigido pela inflação, o Consórcio não é - de fato - um investimento, mas sim como uma “poupança coletiva”. Trata-se de uma boa forma para quem não tem o hábito de investir todo mês.
Para aderir a um consórcio, você deve contatar uma empresa que seja credenciada pelo Banco Central e apresentar documentos pessoais e comprovante de renda. O valor da parcela e o crédito disponível variam de acordo com o produto selecionado.
O consórcio é a melhor maneira de fazer uma compra segura, sem pagar por juros ou entrada. O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen.