O valor de entrada para quem quer comprar um carro pode ser um desafio. Uma alternativa sem ter que desembolsar altos valores no automóvel é o consórcio.
Se você gosta de um modelo de carro que não pode pagar à vista, tem a opção de participar do consórcio para fazer a compra, sem a necessidade de entrada, apenas pagando o valor mensal das parcelas desta modalidade de compra programada.
Se você gosta de um modelo que não pode pagar à vista, continue a leitura para entender como funciona o consórcio sem entrada.
Como fazer consórcio sem pagar valor de entrada?
O consórcio não tem entrada. Sim, isso não é uma pegadinha ou uma farsa.
Para justificar tal posição, é fundamental entender como funciona um consórcio para comprar um carro.
Em um consórcio, ao aderir a um plano e participar de um grupo, você está, na verdade, ganhando uma cota e se tornando membro de um grupo de pessoas que têm interesse comum na obtenção de um bem.
No Consórcio Volkswagen, os participantes devem pagar um valor fixo todos os meses de acordo com o plano contratado.
O valor das parcelas pagas pelos integrantes do grupo é recolhido em um fundo mútuo que será utilizado para contemplar a respectiva carta de crédito de cada participante - instrumento financeiro que constitui a aquisição do valor exigido dos benefícios desejados.
A seguir, confira alguns benefícios da modalidade.
Benefícios do Consórcio sem entrada
Diferente do financiamento de carro, no consórcio não há entrada (como você já sabe). Mas os benefícios não param por aí:
Não há juros, somente uma taxa de administração, que é a forma de organização pela administradora do consórcio;
Os planos flexíveis se adaptam às mais variadas situações financeiras;
É possível ser contemplado com a carta de crédito com o lance;
Segurança financeira;
Planejamento de compra, logo, a educação financeira é trabalhada.
O que devo fazer se não preciso de entrada para comprar um carro?
O consórcio não tem entrada, mas você precisa seguir as regras do consórcio.
Não há dúvidas de que o principal objetivo de quem se associa ao consórcio é ser contemplado. Afinal, o resultado de passar por tudo isso é obter os benefícios de que você precisa.
Ao ser contemplado, o participante tem a sua carta de crédito liberada, que é o que dará acesso ao bem de alto valor. Lembre-se: a carta possui um valor correspondente aos acordos inicialmente contratados.
As cartas de crédito só permitem a compra de bens da mesma espécie identificados no contrato de consórcio.
Além disso, quando se tem uma carta de crédito de mãos, o seu poder de barganha aumenta, pois o pagamento do seu carro poderá ser feito à vista. Assim, você pode lucrar ainda mais.
Isso significa que, com ele, descontos e pechinchas podem ser negociados com o vendedor, principalmente porque o crédito é repassado integralmente, com valores corrigidos, como se a mercadoria fosse (de fato) paga à vista.
Como ser contemplado no consórcio sem entrada?
Em um consórcio, a contemplação pode acontecer de duas formas: por sorteio ou por lance.
No caso do sorteio, os participantes são contemplados ao acaso, ou seja, a sorte é a única aliada do processo. Diante disso, de acordo com o plano acordado, um ou mais membros do consórcio poderão ser contemplados nas assembleias.
É mais recomendável consultar essas informações com a administradora do consórcio, antes de escolher um plano.
O lance no consórcio permite a liberdade ao consorciado para escolher o valor que pretende ofertar, com base nos recursos disponíveis e no histórico de lances do grupo.
Quer aproveitar a oportunidade para comprar um carro sem entrada? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!