Se você está planejando a compra de um carro, saiba que a escolha do pagamento é uma decisão importante para essa aquisição. No geral, as pessoas costumam recorrer ao financiamento ou ao empréstimo, porém, ambas as opções são prejudiciais para o seu bolso – afinal, as duas incluem taxa de juros e taxa de adesão.
Por outro lado, no consórcio você não precisa se preocupar com diversas taxas, pois ele não inclui juros tampouco taxa de entrada (ou adesão). Na verdade, nessa modalidade basta conhecer a taxa de administração, fundo reserva e seguro (que é uma taxa facultativa).
Tendo em vista essa pequena quantidade de taxas no consórcio, vamos explorar hoje a taxa administrativa. Boa leitura!
Conceito de taxa de administração
Vamos direto ao ponto: afinal, o que é uma taxa de administração? Essa taxa nada mais é do que um valor pago diretamente à administradora por todos os serviços que forem prestados na gestão do grupo, de modo a assegurar que todos possam ter acesso aos bens contratados – que pode ser um veículo leve ou pesado, por exemplo.
Desse modo, é com essa taxa que a administradora pode manter a estrutura necessária para a realização de assembleias para contemplação e gerir os recursos financeiros, a fim de que o contrato seja devidamente cumprido por todos os consorciados que se comprometeram na entrada do grupo.
Administradora é a empresa responsável pela gestão dos grupos, desde a formação deles até a extinção do consórcio – com a última contemplação. Ou seja, é aquele que mantém o equilíbrio dos grupos e a possibilidade de comprar o bem tão desejado.
Para isso, o trabalho das administradoras é muito importante, começando antes mesmo da formação do grupo, momento em que a administradora analisa a viabilidade de um grupo. Os seus serviços continuam até o futuro encerramento do grupo, quando devem distribuir créditos não usados e gerenciar os valores atrasados.
Isso significa que o pagamento da taxa de administração abrange todos esses atributos. Mas você pensa que essas são as únicas responsabilidades de uma administradora? Outras funções de uma empresa de consórcio são:
Criar e administrar os grupos
Representar legalmente os grupos
Definir as formas de pagamento
Gerir todos os recursos recebidos
Realizar assembleias mensais
Organizar os sorteios
Entregar as cartas de crédito
Comunicar os membros do grupo
Checar as documentações recebidas
Como é calculada a taxa de administração no consórcio?
Agora que você sabe o que é uma taxa de administração no consórcio, entenda como ela é calculada. Será que ela impacta de forma significativa as parcelas mensais? Descubra!
A organização e gestão de grupos no consórcio só é possível por conta dos valores que são obtidos através da taxa de administração. Essa é, portanto, uma remuneração destinada à empresa com a qual você fechou o consórcio.
Com o valor arrecadado, a administradora consegue realizar a assembleia (reuniões com os consorciados) para sorteios de cartas de crédito e garantir o funcionamento do sistema de consórcio.
Portanto, essa taxa corresponde a um valor equivalente a 15% e 23% do valor da carta de crédito contratada entre a administradora e o consorciado, no entanto, esse valor costuma variar de acordo com o grupo e o bem do consórcio – como um veículo. No geral, o seu valor é diluído nas parcelas que serão pagas pelos participantes dos grupos.
Com isso, caso você divida o valor da carta de crédito para 50 meses, por exemplo, é preciso efetuar o pagamento de pelo menos 0,40% do crédito em cada parcela, mas apenas 0,25% do valor da parcela é cobrado ao longo dos meses.
Nesse cenário, a taxa de administração é comumente confundida com os juros presentes em outras opções de crédito disponíveis no mercado. Entretanto, essas opções podem trazer uma cobrança variável e progressiva. Inclusive, é por esse motivo que quanto menor a quantia na taxa de entrada, maior será o valor.
Por conta disso, o consumidor pode pagar até o dobro do valor do seu automóvel quando investe em financiamentos. É fundamental ter ciência sobre o percentual da taxa de administração no consórcio e saber que ele não é alterado ao longo do tempo – como ocorre com os juros.
A taxa de administração é a única taxa cobrada no consórcio?
De forma resumida, a resposta é não. A taxa de administração não é a única taxa presente no consórcio. Aqui você ainda tem que conhecer as seguintes taxas:
Fundo comum: é o valor do bem que você deseja adquirir dividido de acordo com a quantidade de parcelas que você definiu junto à administradora. Essa taxa não é surpresa, não é mesmo?
Fundo reserva: o fundo reserva é criado com o intuito de cobrir inadimplências e demais situações extraordinárias que colocam em risco o funcionamento de um grupo. A falta de pagamento de um consorciado não deve colocar o seu objetivo em risco – e o fundo reserva garante isso.
Seguro: o seguro é uma taxa facultativa no consórcio, mas caso queira incluir na sua parcela confira as suas coberturas (no geral, são oferecidos seguros de vida e de desemprego).
Ficou interessado no consórcio e deseja participar de um grupo? Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen!
Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen
Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa!
Com mais de 40 anos de história, o Consórcio Nacional Volkswagenoferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:
Parcelas que cabem no seu bolso
Sem juros e sem burocracia
Sem valor de entrada
Flexibilidade no uso do crédito
Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos
Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio
O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!