O consórcio se diferencia das demais modalidades de crédito, uma vez que o valor necessário destinado à compra não é entregue de imediato. Você deve aguardar a sua contemplação. Nesse sentido, você precisa esperar o seu nome ser sorteado ou oferecer um lance para concorrer à contemplação mais rápida.
Entretanto, existem algumas alternativas para diminuir o seu tempo de espera, como a antecipação de parcelas. Entenda melhor como esse mecanismo pode ser útil para o seu consórcio!
O que é e como funciona a antecipação de parcelas no consórcio?
Inicialmente, é importante explicar o que é a antecipação de parcelas e como ela funciona na prática.
Desse modo, essa antecipação é um mecanismo que o consorciado pode fazer para adiantar a sua quitação do contrato, realizando o pagamento de duas ou mais parcelas do consórcio em um único momento.
No geral, os que investem nessa técnica são aqueles participantes que receberam um valor extra no mês e desejam se livrar desse compromisso mensal. Porém, o primeiro passo para isso é ler atentamente o contrato do grupo.
Isso porque no contrato estão todas as condições do consórcio como um todo, incluindo as regras de antecipação, a quantidade de parcelas permitidas para isso e se o participante ainda não contemplado pode antecipar esses pagamentos.
Um alerta importante a ser feito neste momento é que a antecipação de parcelas não lhe dá o direito de ser imediatamente contemplado. A única ação que lhe dá este direito é a carta de crédito. Porém, antecipar suas parcelas traz alguns benefícios nesse sentido, uma vez que não há mais como atrasar o pagamento mensal.
Você sabia que quando está inadimplente com o grupo a sua cota não pode ser sorteada e não é possível realizar um lance? Ou seja, a antecipação evita esse problema! Pagando todas as parcelas, você está livre de qualquer débito com o grupo no futuro.
Destaca-se que cada administradora tem a sua forma de aprovar e aceitar a antecipação de parcelas e as condições para isso costumam estar no contrato. Confira isso junto ao seu grupo com antecedência.
Sempre vale a pena realizar a antecipação de parcelas?
Será que a antecipação de parcelas sempre vale a pena? O consorciado que já foi contemplado pode se beneficiar dessa antecipação, uma vez que vai ajudar na amortização ou na quitação do saldo devedor no consórcio.
No entanto, para aqueles que ainda estão no aguardo da contemplação, essa amortização não parece tão interessante. Mas isso não significa que não vale a pena antecipar as parcelas do consórcio, pois é possível fazer isso através da oferta de lances. Ao oferecer um lance, você está potencializando as suas chances de ser contemplado.
Para isso, faça uma análise de todo o histórico de lances do seu grupo para entender as melhores condições, como qual o melhor período em fazer a oferta e quais os valores que costumam ser apresentados.
Se você oferecer um lance, mas não for o vencedor, saiba que o valor volta para você, podendo tentar mais algumas vezes em outro momento. Um alerta importante é que essa antecipação de parcelas é indicada também para o consorciado que recebeu um dinheiro extra. O ideal é evitar usar esse valor se ele fizer falta para honrar os compromissos financeiros.
Por fim, outro momento indicado para antecipar as parcelas do consórcio é quando você está em um bom momento profissional, e por isso o orçamento familiar e pessoal está bem planejado. Com uma fonte de renda segura, pode ir em frente! Caso contrário, aguarde um pouco para antecipar as parcelas do consórcio.
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule e compre o carro dos seus sonhos com o Consórcio Nacional Volkswagen!