Qual a melhor forma de comprar um carro: consórcio ou empréstimo?

Qual a melhor forma de comprar um carro: consórcio ou empréstimo?

Qual é a melhor opção para pagar um carro? Esse é um problema para você? Acredite, essa é a realidade de muitos brasileiros. Por conta disso, a maioria das pessoas recorre a opções de crédito nada benéficas, como é o caso do financiamento e do empréstimo.


No entanto, será que essas são as melhores alternativas para o seu bolso? Hoje você vai conferir qual a melhor opção: consórcio ou empréstimo!

Consórcio ou empréstimo: conheça as duas modalidades de crédito

Antes de decidir sobre o consórcio ou empréstimo, é preciso explorar essas duas opções de crédito. Confira a seguir as principais informações sobre essas duas modalidades!

Consórcio ou empréstimo: conheça o empréstimo

O empréstimo é uma transação na qual uma pessoa tem algum recurso do credor (talvez outra pessoa ou instituição financeira). O pagamento se baseia no principal acrescido de juros e taxas, podendo ser pago em outro momento no futuro. Com isso, por um lado, a pessoa tem uma obrigação e o credor um direito.


Os empréstimos são comumente o centro da operação dos sistemas financeiros na maioria dos países. Isso porque os bancos são o meio termo entre quem tem dinheiro sobrando e quem está necessitando de recursos. Dessa forma, você não precisa se reportar a alguém para essa transação, já que só precisa de uma instituição bancária para isso.


Alguns bancos trazem a opção de empréstimos pessoais como uma linha de crédito pré-aprovada. O grande ponto negativo é a taxa de juros. Como regra geral, a taxa de juros dessas operações se refere ao prazo de pagamento e ao risco de inadimplência do cliente.


Então, empréstimos a longo prazo cobram taxas de juros mais altas, com o intuito de compensar a incerteza de longa data. Os juros nada mais são do que uma taxa de empréstimo, já que você está pegando um valor que não é seu.


Destaca-se que, apesar do uso de moeda nos empréstimos tradicionais ser gratuito, utilizar recursos em financiamentos é limitado, como a compra de carros. Inclusive, se o seu crédito não for alto, dificilmente você conseguirá comprar um carro de qualidade e que atenda todas as suas expectativas.

O que é o consórcio?

Por outro lado, temos o consórcio, que é uma maneira tradicional de comprar carros, sendo possível graças à reunião de pessoas ou empresas para formar um Fundo Comum com o valor necessário para a compra. Dessa maneira, os consorciados não buscam crédito nas instituições financeiras, aqui eles se auto financiam.


Nesse sentido, cada consorciado realiza o pagamento de parcelas mensais, sendo o valor total utilizado para possibilitar a compra do veículo aos integrantes contemplados. Essa contemplação é concedida por sorteio ou lances – e ambas as situações ocorrem nas assembleias mensais.


Ao contrário do que acontece no empréstimo, em que o cliente recebe de imediato um valor e paga juros em troca do adiantamento, no consórcio, você consegue acumular as suas finanças ao longo de todo o plano.


Além disso, é interessante destacar que não há nenhum tipo de obrigatoriedade quanto ao pagamento de entrada. Este é um ponto favorável principalmente para aqueles que têm dificuldade em guardar dinheiro.


Outra característica marcante do consórcio é que as administradoras oferecem uma enorme diversidade de planos que permitem que os participantes escolham o cenário ideal para seu perfil e finanças disponíveis no momento.


Em resumo, o consórcio não tem juros, não tem entrada e não pega o dinheiro de nenhuma instituição. Ele é seu! Ou seja, funciona como uma poupança forçada.

Qual caminho seguir: consórcio ou empréstimo?

Agora você entendeu a diferença entre consórcio ou empréstimo, a sua principal pergunta é qual dessas opções é a mais adequada para o seu bolso. Como decidir?


De um lado, é interessante ter em mente que os empréstimos são opções mais adequadas para resolver emergências. Isso é muito comum, por exemplo, quando ocorre um imprevisto e você não tem nenhuma preparação financeira. Além disso, em muitos casos, os empréstimos são usados ​​para pagar dívidas. Porém, essa não é uma decisão 100% inteligente.


Hoje em dia, é comum encontrar diversos tipos de empréstimos no mercado, como pessoais, cheque especial, financiamentos e outros. No entanto, não deixe isso subir à cabeça e achar que pode pegar um empréstimo por qualquer motivo.


Por outro lado, se você está planejando a compra de um carro, por exemplo, o consórcio é a forma mais eficaz de fazer isso. Afinal, você não precisa se preocupar com a taxa de juros, somente com as despesas da administradora para gerenciar o plano.


Antes de solicitar um empréstimo, você precisa passar por uma análise financeira, mas isso não acontece ao entrar em um grupo de consórcio, basta ser indicado para um grupo que tenha a ver com o seu objetivo. Se você deseja comprar carros populares, não há motivos para entrar em um grupo de caminhão, por exemplo.

Se você está em busca de uma administradora confiável para comprar o carro dos seus sonhos através do consórcio, conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!

Participe do Consórcio Nacional Volkswagen

O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!

Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.