Está planejando a compra de um carro? Um dos principais pontos de atenção que você deve ter é com a decisão da forma de pagamento. Afinal, como você vai comprar este veículo?
A realidade da maioria dos brasileiros é a impossibilidade de pagar à vista essa compra, surgindo a necessidade de recorrer a opções de crédito, como o financiamento e o empréstimo. Porém, essas duas alternativas possuem juros altíssimos, encarecendo ainda mais a sua aquisição.
Por outro lado, é possível contar com o consórcio, uma modalidade mais nova, com ótimas condições de pagamento e diversos benefícios para o seu bolso. Confira a seguir um passo a passo de como fazer um consórcio de carros!
O que é e como fazer um consórcio de carros?
Inicialmente, é importante definir o consórcio de carros, que nada mais é do que a formação de um grupo de pessoas interessadas em adquirir um veículo. Por isso, eles se juntam e pagam parcelas mensais ao longo de um determinado período. Nesse sentido, o consórcio é visto muitas vezes como uma economia colaborativa, uma vez que os consorciados se unem e se organizam para ter acesso facilitado a bens de alto valor, como os automóveis.
Dessa maneira, é possível aproveitar essa modalidade para comprar um carro 0km ou até mesmo um caminhão! Você tem à sua disposição diversos planos de pagamento, baseando-se no valor da carta de crédito, nas parcelas e no valor das prestações.
Mas, afinal, como fazer um consórcio de carros?
Para participar de um consórcio de carros, primeiro você deve procurar uma administradora de confiança, como é o caso do Consórcio Nacional Volkswagen. Em seguida, você será direcionado a um grupo com pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu. Por exemplo, se você quer comprar um caminhão, jamais será direcionado a um grupo de carro e vice-versa.
Como fazer um consórcio de carros: 4 passos!
Está interessado em saber como fazer um consórcio de carros? Então, confira 4 passos gerais e simples desse processo e fique mais perto do seu sonho do carro próprio!
Administradora de consórcio
Como vimos acima, o consórcio é formado por um grupo de pessoas que visam a compra de um carro ou veículo no geral. Porém, a fim de evitar que elas façam a gestão do consórcio e lidem com os pagamentos, os conflitos e demais situações que possam surgir, existem as administradoras de consórcio.
Estamos falando de empresas especializadas nesse segmento. Elas são as responsáveis por reunir os interessados (conhecidos como consorciados), realizam um contrato e gerenciam todo o processo de recebimento das parcelas, sorteios, inadimplência, assembleias, entrega da carta de crédito e afins. Ela mantém a paz e a legalidade do grupo.
Formação de grupo
Para participar de um consórcio de carros, é necessário entrar em um grupo, que pode ser novo ou já em andamento. Confira essa informação com a administradora. Assim, é preciso manter as mensalidades do grupo regulares, e este valor já é definido em contrato. Com o dinheiro reunido de todos os participantes no mês, é criada uma espécie de caixa.
Com o tempo, esse dinheiro será destinado aos sorteios mensais das cartas de crédito e o pagamento ao consorciado contemplado. O contemplado poderá, então, comprar o carro que deseja.
Realização de assembleias
Mensalmente, a administradora do consórcio realiza reuniões, conhecidas como assembleias. O intuito aqui é fazer os sorteios, receber as ofertas de lances e contemplar os consorciados.
A periodicidade dessas reuniões é prevista em contrato, contudo, é comum que essa frequência seja mensal. Com isso, os consorciados participam dos sorteios todos os meses, aumentando as chances de contemplação.
Oferta de lances
No geral, os contemplados obtêm a carta de crédito nos sorteios mensais. Entretanto, também é possível oferecer lances, que são muito parecidos com os que acontecem em um leilão. Então, você tem duas possibilidades de ser contemplado e receber o seu crédito. Caso tenha um dinheiro guardado e não queira esperar apenas pela sorte, será possível usá-lo para oferecer um lance no sorteio.
Neste caso, a administradora informa sobre a possibilidade de submeter as ofertas a fim de que o carro seja adquirido sem que os consorciados necessitem esperar pelos sorteios.
Agora você conseguiu entender como fazer um consórcio de carros?
Como fazer um consórcio de carros: principais benefícios
Após conferir um passo a passo simples de como fazer um consórcio de carros, vamos explorar alguns dos benefícios dessa modalidade de compra!
Não precisa de taxa de entrada: você não precisa oferecer uma entrada para participar de um consórcio. Ou seja, basta se planejar para incluir o pagamento das parcelas no orçamento mensal e procurar uma administradora de confiança.
Zero burocracia: você não precisa passar por diversas análises de crédito e comprovar a renda para entrar em um grupo. Caso o seu nome esteja negativado, saiba que essa situação deve ser regularizada após a contemplação.
Não é cobrada taxa de juros: no consórcio, não é cobrada taxa de juros, que encarece o financiamento e o torna inacessível para muitas pessoas, já que eleva o valor das parcelas e do total do veículo.
Auxilia no seu planejamento financeiro: se você tem dificuldade para economizar dinheiro, o consórcio será a melhor opção disponível!
Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen
Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!
Com mais de 40 anos de história, o CNVW oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:
Parcelas que cabem no seu bolso
Sem juros e sem burocracia
Sem valor de entrada
Flexibilidade no uso do crédito
Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos
Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio
O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!