Planejar a compra de um veículo envolve, entre outros fatores, a decisão sobre o pagamento deste carro. Tendo em mente que essa compra exige um alto valor, este investimento pode acontecer por meio de um consórcio, uma modalidade de crédito acessível.
Entenda melhor sobre o que é o consórcio automotivo e como essa pode ser a sua porta de entrada para a aquisição de um veículo!
Conheça o consórcio automotivo
O consórcio automotivo nada mais é do que um grupo de pessoas que têm o objetivo de adquirir um carro. Por isso, essas pessoas se reúnem e pagam parcelas todos os meses ao longo de determinado período (estipulado antes de entrar em um grupo). Assim, o consórcio está dentro da economia colaborativa, o que significa que os consorciados se unem e se organizam para facilitar a compra do automóvel que deseja.
Você pode aproveitar essa modalidade de crédito para comprar um carro usado e um novo, por exemplo, além de ter a possibilidade de adquirir um veículo pesado. Com isso, você pode encontrar diferentes tipos de planos de pagamento, e isso depende do valor da carta de crédito, da quantidade de parcelas e do valor das mensalidades.
Essa é uma ótima oportunidade para fugir das abusividades do financiamento e do empréstimo, como a taxa de juros. Isso porque no consórcio automotivo não há juros, além de não incluir taxa de adesão ou entrada.
Entenda os principais termos do consórcio automotivo
É certo de que o consórcio automotivo não é uma modalidade nova, porém, é comum encontrar pessoas que ainda não entendem sobre essa opção de crédito. Por isso, reunimos os principais termos desse tipo de compra planejada e vamos detalhar um pouco sobre como um deles para que você compreenda melhor. Confira a seguir!
Administradora do consórcio automotivo
O consórcio automotivo se baseia na formação de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo: comprar um carro. A fim de evitar que essas mesmas pessoas façam a gestão do grupo e tenham que lidar com os pagamentos, os sorteios e os possíveis conflitos, existe a figura das administradoras de consórcio.
Essas administradoras podem ser entendidas como empresas especializadas nessa atividade. Elas têm o intuito de reunir as pessoas interessadas (consorciados), firmam um contrato e são responsáveis por atividades como o recebimento dos valores, fazer os sorteios, da inadimplência, dos encontros mensais (chamados de assembleias), da entrega da carta de crédito e do que estiver relacionado ao consórcio automotivo.
Formação do grupo
O primeiro passo para participar do consórcio automotivo é entrar em um grupo — que pode ser novo ou já em andamento. Nesse sentido, é importante conferir com a administradora os detalhes sobre essas opções disponíveis.
Em seguida, você deve realizar o pagamento de mensalidades para integrar o caixa do grupo com valor definido em contrato. Com o valor arrecadado por todos os consorciados no mês, torna-se possível criar um caixa coletivo.
Ao longo do grupo, o dinheiro será usado para realizar os sorteios mensais das cartas de crédito e o pagamento ao contemplado, que poderá comprar o carro.
Realização de assembleias no consórcio automotivo
Todo mês a administradora do consórcio automotivo deve realizar os sorteios, receber os lances e contemplar os consorciados com o crédito. O período de realização dessas reuniões é definido em contrato, no entanto, é uma prática comum que isso aconteça de forma mensal. Dessa maneira, os consorciados estão aptos a participar dos sorteios todos os meses (desde que com os pagamentos em dia), o que aumenta as chances de contemplação.
Oferecimento de lances
No geral, os contemplados recebem a carta de crédito nos sorteios mensais. No entanto, também existe a possibilidade de oferecer lances, que acontece de forma parecida com o que ocorre em um leilão.
Isso indica que você conta com duas opções para ser contemplado e receber o crédito. Caso você tenha um valor interessante guardado e não queira contar somente com a sorte, será possível usá-lo para um lance.
Nesse sentido, a administradora mantém os consorciados informados em relação à opção de oferecer lances para que o carro seja comprado de forma antecipada sem a necessidade de esperar pelos sorteios.
Consulte o seu contrato do consórcio automotivo para entender qual a opção de lance disponível, pois existe o lance livre, lance fixo e o lance embutido.
Carta de crédito no consórcio automotivo
Por fim, o último conceito que devemos discutir é o da carta de crédito, o documento responsável pela compra à vista do seu carro. Como essa carta permite a compra à vista, isso agrega muito poder de negociação, podendo conseguir descontos.
Caso o valor diminua, o que sobrar pode ser direcionado para o pagamento de licenciamentos, taxas e documentos. Para receber a carta, você deve aguardar o sorteio, oferecer um lance ou simplesmente aguardar o final do grupo. Todos os consorciados serão contemplados de certeza – e essa é a vantagem do consórcio automotivo!
Se você deseja comprar um veículo, conheça o consórcio automotivo da Volkswagen e realize o seu sonho!
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen para comprar o seu carro dos sonhos
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule o consórcio VW para comprar o carro dos seus sonhos!