O alinhamento de farol é uma das manutenções mais primordiais de um carro, uma vez que é de suma importância que você confira se o seu farol está iluminando da melhor forma a via. Mas o que seria essa iluminação “ideal”? É a forma adequada para que você enxergue o que está na estrada sem ofuscar a visão dos outros condutores.
Tendo em vista que estamos falando de um problema capaz de prejudicar a segurança do seu carro e dos que estão ao redor, a condução com faróis desregulados é uma infração grave de trânsito.
Essa infração tem previsão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 223. As consequências dessa prática são pontos na carteira e uma multa de R$195,23, podendo haver ainda a retenção do veículo até a sua regularização.
Entenda melhor sobre o assunto a seguir!
O que é o alinhamento de farol?
O alinhamento de farol pode ser entendido como um procedimento realizado nos carros com intuito de evitar surpresas desagradáveis, a exemplo das multas, além de proteger a vida do condutor e demais envolvidos no trânsito.
De maneira geral, a regulagem inadequada dos faróis não consegue iluminar de forma adequada a rodovia, o que resulta no ofuscamento e perda de visão momentânea ao condutor que está do lado oposto da pista. Isso pode ocasionar um acidente!
Mas, afinal, qual o momento ideal para realizar o alinhamento de farol? O indicado é fazer esse alinhamento sempre que o carro tiver uma lâmpada substituída. Além disso, caso o carro sofra alguma alteração na suspensão, como rebaixamento ou se o carro estiver pesado, você deve checar como a luz está.
Como realizar o alinhamento de farol?
Agora que você sabe o que é o alinhamento de farol e a sua importância, este é o momento ideal para saber como realizar essa prática no seu carro. Confira algumas dicas abaixo.
1° passo: Pare o automóvel em um local plano
O primeiro passo para alinhar o seu farol é estacionar o carro em um local plano, e o mais recomendado é que isso seja feito à noite para que você consiga visualizar melhor os efeitos dos faróis ajustados. Não deixe de calibrar os seus pneus para manter os faróis alinhados. Em seguida, marque a parede com as medidas dos centros dos faróis esquerdo e direito. A fim de ter um resultado positivo, você deve garantir que os faróis estejam a uma certa distância até o solo.
2° passo: Confira a distância do carro para a parede
Esteja atento à distância do carro para a parede, garantindo que ela seja de, pelo menos, três metros. Contudo, o ideal mesmo é que essa distância seja de cinco metros, de modo a evitar possíveis problemas no futuro.
3° passo: Faça mais uma marca
Depois dos dois primeiros passos, você deve fazer mais uma marca usando as medidas dos centros dos faróis esquerdo e direito, com um centímetro a menos a partir da marca original para cada metro recuado. Isso significa na prática que quanto mais longe, menor, pensando na iluminação de uma estrada.
4° passo: Conte com o auxílio das folhas de papel sulfite no alinhamento de farol
Para testar o alinhamento de farol, você precisa de duas folhas de papel sulfite. Em seguida, faça uma linha horizontal do centro para a esquerda, inclinando em 15 graus para cima do centro para a direita. Cole o papel na linha desenhada para ficar sobre a segunda marca deslocada para baixo. Agora você tem referências para regular o farol.
5° passo: Conclua o alinhamento de farol acendendo o farol baixo
Por fim, o último passo que você deve realizar para concluir o alinhamento de farol é acender o farol baixo e localizar os parafusos da regulagem. Em cada farol você encontrará dois parafusos, sendo um deles para a regulagem vertical e outro para a horizontal. Gire os dois até que eles coincidam com as marcas.
Pronto! O seu alinhamento está concluído! É importante entender sobre os principais cuidados que você deve ter com o seu veículo – principalmente, se este for o seu primeiro carro.
Se você está planejando adquirir um carro ainda este ano, é importante incluir muitos elementos nessa organização além dos cuidados com o veículo. Um deles é a forma de pagamento: como você vai comprar este automóvel?
Uma modalidade de crédito interessante a se considerar é o consórcio.
O Consórcio Nacional Volkswagen te ajuda a comprar o carro dos seus sonhos!
O consórcio está sendo uma das modalidades de crédito mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar o carro dos sonhos. Isso porque o consórcio é uma opção acessível, sem entrada e sem juros para adquirir o automóvel dos seus sonhos!
Nessa modalidade, você entra em um grupo composto que pessoas têm o mesmo objetivo que o seu (como a compra de um veículo popular). Assim, todos devem contribuir mensalmente com uma determinada quantia para formar o Fundo Comum. Este fundo poderá ser usado por todos, sendo escolhida pelo menos uma pessoa por mês para isso.
No caso da Volkswagen, você pode adquirir com o nosso consórcio os carros mais populares, como o Polo, Gol, Nivus, o T-Cross e o Taos. Já se imaginou com algum desses veículos?
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o consórcio, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule e compre o carro dos seus sonhos!