O que é melhor para o carro: etanol ou gasolina?

O que é melhor para o carro: etanol ou gasolina?

Na hora de abastecer o carro, é comum ter dúvida sobre qual a melhor opção para o veículo. Afinal, no posto de combustível, nos deparamos com etanol ou gasolina como duas opções para os carros. Mas, afinal, qual a melhor alternativa para utilizar como combustível nos automóveis?

Como o etanol é mais barato do que a gasolina, muitos motoristas se inclinam para essa opção como a ideal. No entanto, você não deve levar apenas em consideração a questão financeira desse abastecimento. Existem outros critérios que precisam ser analisados antes de decidir sobre esse combustível e é sobre isso que você vai ler a seguir.

Etanol ou gasolina: qual a diferença entre esses combustíveis?

Para saber qual a melhor opção de combustível para o seu veículo, o primeiro passo é entender as principais diferenças entre etanol ou gasolina. Desse modo, você pode decidir de forma assertiva no seu próximo abastecimento.

Etanol (ou álcool)

Vamos analisar primeiro o etanol, que também é amplamente conhecido como um tipo de álcool utilizado como combustível para os veículos, cuja produção pode ocorrer a partir de diferentes matérias primas. Entre elas, podemos destacar o milho, a beterraba e a cana-de-açúcar, sendo a última a mais utilizada para produzir o etanol brasileiro.

Para que esse produto se torne uma fonte de energia viável para os motores, a cana passa por um processo de trituração, em que o seu líquido (a garapa) é reservado para posteriormente ser aquecido e transformado em melaço. Após essas etapas, ele é fermentado, passando por uma destilação e se torna um combustível, cuja composição final é de 96% de etanol e 4% de água.

Gasolina

Por outro lado, temos a gasolina, que é um combustível derivado do petróleo, mas para isso ele passa por diversos processos de destilação em diferentes tipos de temperaturas.

Isso porque o seu principal intuito é dividir os compostos com base nos seus pontos de ebulição. Desse modo, com a temperatura ideal, são obtidas as substâncias como gás de cozinha, asfalto, diesel e, claro, a gasolina. Destaca-se que a gasolina comercializada nos postos não é 100% pura. A substância que temos contato nas bombas possui um percentual de até 27% de etanol anidro, o etanol desidratado.

Percebe que, para escolher o melhor tipo de combustível, você precisa ter em mente as diferenças entre etanol ou gasolina? Essa compreensão é fundamental para economizar dinheiro e fazer escolhas interessantes pensando em um bom desempenho do veículo.

Etanol ou gasolina: entenda o consumo do seu automóvel

Caso você já tenha um veículo, uma maneira interessante de descobrir qual combustível compensa mais na hora do abastecimento é entender qual é o seu consumo do carro frente à sua rotina. Você sabe como fazer isso? Confira um passo que pode te ajudar:

  • Encha completamente o tanque do carro e zere o hodômetro parcial.

  • Siga utilizando o seu automóvel como de costume e, da próxima vez que abastecer, confira na bomba quantos litros foram colocados no tanque.

  • Agora basta olhar a média de quilômetros rodados neste período específico e achar a média de km por litro que seu carro faz.

Ficou complicado de entender? Vamos para um exemplo:

  • Digamos que você tenha rodado 300 km com etanol e no abastecimento colocou 26 litros para encher novamente o tanque. Isso significa que o carro fez em média 11,5 km/l (a partir da divisão de 300 por 26)

  • No entanto, se você, por exemplo, rodou 300 km com gasolina e precisou abastecer 20 litros para encher o tanque, o seu carro fez uma média de 15 km/l (300 dividido por 20).

Agora você já pode medir o consumo do seu carro tranquilamente e decidir entre etanol ou gasolina.

O etanol, no geral, apresenta um preço por litro menor que o da gasolina. Contudo, em razão da diferença de rendimento desses combustíveis, isso significa necessariamente que completar o tanque com álcool seja a melhor opção do ponto de vista financeiro.

Não deixe de considerar o impacto desses dois combustíveis (etanol ou gasolina) no meio ambiente. Mesmo que a gasolina continue sendo bastante utilizada, o etanol apresenta menos danos à natureza.

Uma vez que a gasolina é derivada do petróleo, sua combustão libera no meio ambiente o dióxido de carbono (CO2), um gás que contribui para o aquecimento global e efeito estufa. Isso sem contar que a combustão incompleta libera o monóxido de carbono (CO), que se acumula na atmosfera.

Já o etanol, como é obtido a partir da cana, emite menos gases poluentes na atmosfera. Além disso, ele não agride a camada de ozônio como ocorre com os combustíveis derivados do petróleo. Outra vantagem do álcool é que o bagaço da cana presente na produção também pode ser usada como uma fonte de energia elétrica.

Seja qual for o tipo de combustível que você tenha escolhido, é interessante ter um carro que aceite ambas as opções de abastecimento. Além disso, carros modernos costumam ser menos “beberrões” (que consomem muito combustível).

Por isso, se você está pensando em trocar de carro ou comprar o seu primeiro veículo, conte com o Consórcio Volkswagen!

Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen

Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!

Com mais de 40 anos de história, o Consórcio Nacional Volkswagen oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

  2. Sem juros e sem burocracia

  3. Sem valor de entrada

  4. Flexibilidade no uso do crédito

  5. Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos

  6. Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio

O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!