Antes de comprar um carro, é preciso decidir como ele será pago. Se você não tiver o valor para pagar à vista, será necessário recorrer a opções de crédito, e as mais conhecidas são o financiamento e o consórcio. Mas como decidir? Saiba agora qual a melhor alternativa para você adquirir o seu automóvel: a carta de crédito ou financiamento.
Carta de crédito ou financiamento: conheça as duas modalidades
Só há uma forma de escolher entre a carta de crédito ou financiamento, que é entendendo cada uma dessas modalidades de forma detalhada. Dito isso, conheça a seguir algumas particularidades dessas opções para escolher com clareza.
Consórcio
De início, vamos explorar o termo consórcio, que vem do latim e significa “associação” ou “sociedade”. Nesse sentido, o consórcio pode ser entendido como um agrupamento de pessoas cuja união tem como objetivo a compra de um bem em comum, como um veículo.
Portanto, essa modalidade se baseia na criação de um grupo. Com a reunião dos interessados em prol de uma mesma causa, as condições de pagamento são bem interessantes para o seu bolso. Com isso, os consorciados realizam contribuições mensais para para um fundo destinado à compra do automóvel. Esses valores reunidos custeiam a entrega do veículo para os consorciados, até concluir a premiação de todos.
Mas, afinal, quem gerencia todo este processo de recebimento dos valores e premiação? A responsável por administrar o dinheiro e as entregas é uma administradora de consórcio. Essa empresa recebe uma taxa de administração por esse serviço, com o intuito de garantir que todos os consorciados sejam contemplados e mantenham o pagamento regular das suas parcelas.
Financiamento
Por outro lado, temos o financiamento, que é uma modalidade mais conhecida e pode ser entendida como um acordo financeiro entre o cliente e uma instituição bancária ou financeira.
Essa empresa, então, libera uma quantia em dinheiro para a pessoa adquirir o bem. Ao contrário de como funciona o empréstimo, as taxas no financiamento podem ser um pouco acessíveis, porém, os juros ainda são prejudiciais ao seu bolso na hora de comprar um carro.
O financiamento é bastante utilizado na compra de veículos no geral, além de outros bens, em razão do seu imediatismo. Mas a que custo isso realmente vale a pena? Uma noção geral que você pode ter sobre o financiamento é a presença das taxas de juros que podem chegar a 4,5% ao mês.
A partir dessa noção inicial sobre a carta de crédito ou financiamento, você já consegue decidir qual a melhor opção? Não se preocupe se a sua resposta ainda é “não”. Confira a seguir o funcionamento de cada uma dessas alternativas para clarear melhor as suas ideias.
Carta de crédito ou financiamento: como cada uma funciona?
Agora que você entendeu cada modalidade de forma individual, confira como elas funcionam na prática.
Começando com o consórcio, saiba que o primeiro passo para participar dessa modalidade é buscar uma administradora de confiança – como a CNVW. Para isso, confira se a administradora em questão está devidamente regularizada frente ao Banco Central do Brasil (órgão responsável por reger essa opção de crédito no país).
Em seguida, todos os consorciados interessados devem ser direcionados a um grupo em que todos tenham um objetivo em comum, como a compra de um veículo leve ou até mesmo de caminhão. Para entrar no grupo, basta comprar a cota e pronto. Simples assim funciona o consórcio, devendo manter o pagamento das parcelas em dia.
Porém, como estamos fazendo um comparativo de carta de crédito ou financiamento, saiba que a segunda modalidade pode funcionar de forma mais complexa.
Isso porque no caso do financiamento você precisa passar por uma análise de crédito logo de cara. Esse é o momento mais importante do financiamento, uma vez que a sua situação de crédito vai definir duas coisas:
Se você está apto para receber um crédito
Quanto o banco pode liberar de acordo com a sua situação financeira
Ou seja, um único momento vai definir os seus próximos passos no financiamento, o que já é um ponto negativo para as pessoas que estão em situação de endividamento ou simplesmente não têm o valor necessário para comprar um carro.
Digamos que o seu nome tenha sido aprovado e o crédito será liberado para a compra do seu automóvel. Agora basta adquirir o carro dos sonhos? Não! Ainda é preciso conhecer duas modalidades de financiamento:
Leasing: neste caso, não é permitido que o documento do carro possua o nome do comprador até que o financiamento seja pago 100%. Isso significa que, ao longo do financiamento, o carro é de responsabilidade da financiadora, aguardando a quitação. Em contrapartida, aqui você tem juros menores do que o CDC.
Crédito Direto ao Consumidor (CDC): com o contrato de pagamento em mãos, o carro fica no seu nome, contudo, os juros são maiores do que o leasing.
Entre a carta de crédito ou financiamento, o consórcio é uma modalidade muito mais benéfica, afinal, você não precisa se preocupar com juros nem com análise de crédito até a sua contemplação. Ou seja, menos dor de cabeça!
Se você está convencido de que o consórcio é a melhor opção para o seu bolso, conheça o Consórcio Nacional Volkswagen e saiba como adquirir o carro perfeito para o seu dia a dia!
Entre carta de crédito ou financiamento, escolha o Consórcio Nacional Volkswagen!
O Consórcio Nacional Volkswagen é a melhor opção para você comprar o seu carro. São mais de 700 mil carros entregues pelas estradas brasileiras desde que a modalidade de consórcio nasceu no Brasil na década de 1960.
Conheça os nossos benefícios e entre em um grupo de consórcio hoje mesmo!