Ao decidir comprar um carro, é preciso tomar algumas decisões, e uma delas é sobre o orçamento disponível para isso. A aquisição de um veículo exige uma elevada quantia de dinheiro, e para isso você precisa conquistar primeiro a sua liberdade financeira. Confira algumas dicas que podem ajudar a gerir melhor as suas finanças.
Como conquistar a liberdade financeira para comprar um carro?
Conquistar um carro está entre os principais sonhos dos brasileiros, mas essa não é uma tarefa simples de se realizar. A liberdade financeira pode ser um caminho interessante para realização desta aquisição sem dor de cabeça.
Atualmente a sua situação financeira não está muito legal? Não se preocupe!
Vamos trazer algumas dicas para clarear as suas ideias. Confira a seguir:
Tenha conhecimento sobre os seus gastos
O primeiro passo para ter liberdade financeira é entender e conhecer os seus gastos. Na verdade, podemos incluir neste momento inicial todos os movimentos financeiros, desde as entradas até as saídas.
Por isso, é interessante adotar um método para anotar e controlar a sua renda, anotando o que entra e o que sai, além das datas de quando isso ocorre. Com essas informações, vai ficar muito mais fácil decidir para onde vai o dinheiro.
Categorize as suas contas
Muitos acreditam que, para alcançar a liberdade financeira, é preciso abdicar de diversos gastos mensais e diários. Porém, isso não é 100% verdade. Sim, você vai precisar diminuir os seus gastos para conquistar mais coisas no futuro, contudo, não é necessário reduzir todos os seus custos comuns.
Para te ajudar nessa redução, uma ideia interessante é categorizar os seus custos, dividindo-os entre os gastos mensais fixos (como moradia, luz, água, conta de telefone e afins) e os variáveis (que entra o lazer no geral, além de compras extraordinárias).
Quite suas dívidas
Se o seu objetivo é comprar um carro em breve, após conquistar a tão sonhada liberdade financeira, quite as suas dívidas atuais. Não adianta planejar uma grande compra, como é o caso de um veículo, se você ainda tem muitas contas em aberto.
Por isso, avalie as possibilidades de quitar as suas dívidas. Isso pode ser com isenção de juros, um acordo com a instituição ou outra forma. Tudo depende de quando foi criada essa dívida e há quanto tempo ela está em aberto.
Livre-se de pendências
Às vezes, a pessoa não tem uma dívida em aberto, e sim pendências, como é o caso do empréstimo ou faturas de cartão de crédito com muitas parcelas para pagar. Em algum momento, isso pode pesar bastante e prejudicar a sua compra no futuro.
Então, revise as suas pendências atuais, como parcelamentos longos, financiamentos em aberto, empréstimos e outras modalidades de pagamento que foram adotadas ao longo desses anos. Livre-se de tudo isso antes de embarcar em uma nova compra.
Cuidado com a forma de pagamento escolhida
Agora que você tem algumas dicas para melhorar a sua relação com o dinheiro e ficar mais próximo da liberdade financeira tão sonhada, coloque isso em prática para que, no futuro, a sua situação não entre em ruínas.
Isso significa que, antes de comprar o carro tão desejado, avalie as condições de pagamento. No geral, entre as opções mais comuns hoje em dia, é possível destacar o consórcio como a melhor alternativa. Entenda a seguir como essa modalidade funciona na prática.
Como o consórcio contribui para a sua liberdade financeira na hora de comprar um carro?
Sabia que o consórcio já é uma forma de poupança? Então, essa modalidade contribui para a sua liberdade financeira, uma vez que basta participar de um grupo e manter as contribuições em dia. Entenda melhor a seguir.
O consórcio pode ser entendido como uma espécie de compra em conjunto ou coletiva.
Isso porque estamos falando de uma modalidade de investimento que reúne pessoas com o mesmo objetivo: comprar um veículo. Essa semelhança de objetivos é o ponto de partida para formar os grupos.
Com isso, todo mês, os consorciados devem realizar o depósito de uma quantia em um fundo comum. Este valor reunido será o necessário para que um deles tenha acesso à carta de crédito – o documento que torna possível a compra do seu carro tão desejado.
É importante destacar que os consorciados são contemplados até o fim do grupo – todos, sem exceção. Isso significa que, mesmo com a demora de receber a carta, você a terá em mãos em algum momento.
Mas como é escolhida a pessoa que vai usar o fundo comum no mês? Por meio de sorteio ou lance. Essas são as duas únicas formas de contemplação em um consórcio.
E se você está em busca de uma administradora de confiança, conheça o Consórcio Nacional Volkswagen e adquira o seu carro sem abrir mão da liberdade financeira.
Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen
Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!
Com mais de 40 anos de história, o CNVW oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:
Parcelas que cabem no seu bolso
Sem juros e sem burocracia
Sem valor de entrada
Flexibilidade no uso do crédito
Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos
Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio
O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!