Comprar um carro exige um alto investimento dos motoristas, além de recorrer a formas de pagamento a prazo, como financiamento, empréstimo ou consórcio. Porém, antes de investir em uma dessas opções, você deve analisar de forma ampla todas as alternativas à sua disposição.
De todas as opções citadas, o consórcio é a que mais apresenta benefícios, uma vez que não inclui taxas de juros, taxa de adesão e é totalmente sem burocracia. Além disso, essa é a forma mais comum hoje em dia de adquirir um bem caro como o carro.
Prova disso é que, nos primeiros quatro meses deste ano, foram licenciados 503,46 mil veículos leves. Neste mesmo período, o Sistema comercializou 504,39 mil cotas destinadas à compra de veículos leves, segundo a ABAC. A semelhança é enorme, não é mesmo?
Entenda melhor sobre essa modalidade de crédito explorando os principais termos envolvidos!
Conheça os principais conceitos do consórcio
O consórcio está em crescimento no Brasil, no entanto, muitos ainda não entendem como funciona essa modalidade de crédito. Por isso, hoje trouxemos alguns conceitos iniciais para que você tenha uma visão geral sobre essa opção de pagamento.
Conceitos iniciais do consórcio
Antes mesmo de investir nessa modalidade é comum encontrarmos algumas expressões que não são tão frequentes no nosso dia a dia. Alguns deles são:
Consorciado: a partir do momento que uma pessoa integra o grupo de consórcio, ela recebe o nome de consorciado. Isso significa que você precisa se comprometer com o pagamento mensal das suas parcelas.
Administradora: a administradora é a empresa responsável por gerenciar todas as atividades de um grupo. Essa é a pessoa jurídica que presta serviços em relação ao grupo, como realizar os sorteios e entregar as cartas de crédito.
Autofinanciamento: este conceito é o resumo do consórcio. Isto é, o seu dinheiro será responsável pela compra do seu carro. Entrar em um grupo só vai incentivar o seu controle financeiro para guardar finanças. Essa é uma forma de evitar altas taxas de juros e menos burocracia.
Grupo de consórcio: o consórcio começa com um grupo. Afinal, o conceito dessa modalidade de crédito é literalmente a formação de um grupo com pessoas que têm o mesmo objetivo: comprar um carro. O valor, portanto, será dividido para todos os integrantes!
Contrato de consórcio: o contrato de consórcio acompanha todas as informações do seu grupo, como o valor das parcelas, a duração da cota, datas das assembleias, como funciona o lance, regras de contemplação e penalidades.
Termos utilizados após a sua entrada em um grupo de consórcio
Após entrar em um grupo com pessoas que têm o mesmo objetivo que você, é o momento ideal para entender sobre:
Assembleias: este é o encontro mensal que ocorre nos grupos de consórcios, sendo destinado para a realização da contemplação. Isso pode acontecer por meio de sorteio ou lance. Para participar da assembleia, você precisa estar em dia com as suas contribuições, caso contrário, a sua cota será retirada e não é possível oferecer um lance.
Contemplação: a contemplação é o momento em que o consorciado pode utilizar a carta de crédito para comprar o seu carro dos sonhos. Como foi dito, isso pode ser decidido por sorteio ou por lance, mas, seja como for, todos serão contemplados em determinado momento!
Carta de crédito: este é o documento necessário para a compra do seu carro, realizando o pagamento à vista. Uma informação importante é que essa carta passa por uma atualização anual para manter o poder de compra dos consorciados até o final do grupo.
Cotas: a cota é como o seu código de identificação pessoal dentro de um grupo. Essa cota é uma numeração que contempla o tipo de plano escolhido, o registro de participação das reuniões e o histórico de pagamento. Essa é a cota sorteada nos encontros mensais.
Principais taxas de um consórcio
Uma das maiores vantagens do consórcio é não incluir tantas taxas como ocorre em outras modalidades de crédito – e essa informação não podia ficar de fora do nosso conteúdo.
Desse modo, essa opção de crédito não possui juros e taxa de adesão. Mas isso significa que não há nenhuma taxa aqui? Existem sim! Porém, a porcentagem dessas taxas são muito baixas em relação ao valor total da compra. Estamos falando das taxas de administração, fundo reserva e seguro
A taxa de administração nada mais é do que a remuneração do consorciado para a administradora, referente a todas as suas atividades no grupo, como realizar os sorteios e gerir as cartas de crédito. Essa taxa é diluída ao longo de todo o consórcio e equivale de 15% a 20% do valor total da compra.
Já o fundo reserva é criado com o intuito de suprir alguma situação emergencial, como é o caso do inadimplemento – ou seja, a falta de pagamento de algum consorciado. Este fundo, portanto, pode suprir essa contribuição e não deixar os contemplados da vez no prejuízo.
Por fim, temos o seguro, que é facultativo, mas costuma cobrir situações como morte do consorciado ou desemprego. Então, vale a pena avaliar se o seguro pode ser útil para você!
Agora que você está por dentro dessa modalidade de crédito, conte com uma administradora de confiança para comprar o carro dos seus sonhos: conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule e compre o carro dos seus sonhos!