Reunimos dicas valiosas para contratar uma administradora de consórcio. A modalidade que te ajuda a comprar um carro sem juros ou entrada!
Segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), o modelo registrou recordes de participantes em 2022. Embora seja possível contratar por meio do consórcio diversos serviços, o modelo ainda é usado principalmente por quem quer comprar um carro.
A principal dúvida é: como escolher a melhor administradora de consórcio para investir no seu sonho? A variedade de empresas no mercado hoje torna essa escolha cada vez mais complicada, mas você deve observar alguns pontos fortes.
Como escolher uma administradora de consórcio de confiança?
O consórcio é uma modalidade de compra cada vez mais requisitada. No Brasil, os altos juros dos financiamentos de automóveis impedem que muitas pessoas alcancem os seus desejos por bens materiais de alto valor.
Mas não precisa ser assim, existe uma maneira mais justa de investir, escolha a administradora de consórcio certa e vá em frente!
Aqui no Consórcio Volkswagen reunimos os melhores profissionais para atender a população com respeito e levá-las à concretização de seus sonhos! A seguir, veja a nossa lista para você escolher o consórcio ideal:
1. Escolha uma marca forte no mercado
É muito importante escolher uma administradora de consórcio confiável. Afinal, você passará meses, senão anos, pagando em prestações para obter os benefícios que deseja.
Por exemplo, o Consórcio Volkswagen é uma empresa de gestão independente que há mais de 30 anos realiza sonhos, fornecendo cartas de crédito para automóveis.
2. Não olhe apenas as taxas
Na hora de escolher uma administradora, muitas vezes as pessoas acabam olhando para aquela com a menor taxa. Claro que esse é um fator extremamente importante, mas não o único, deve-se levar em consideração a segurança proporcionada pelo processo, a quantidade de contemplação e a praticidade da operação também são pontos fortes a observar.
3. Faça uma pesquisa sobre a administradora de consórcio
Existem algumas maneiras hoje que permitem que você faça muita pesquisa sobre cada empresa antes de entrar em qualquer negociação. Vale pesquisar e comparar cada opção oferecida por cada administradora de consórcio, bem como o preço e as taxas de administração de acordo com sua situação financeira e necessidades, que vão depender das condições de pagamento que você escolher e do valor da carta de crédito.
Primeiro, você precisa descobrir se a empresa de consórcio que você está considerando é confiável. Para isso, é necessário verificar se está autorizado a funcionar pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
O Bacen regulamenta todo o setor de consórcios e exige das administradoras o cumprimento de regras importantes para o seu bom funcionamento, como:
Formação de grupos para consorciados;
Transparência no processo de sorteios mensais realizados nas assembleias;
Oferecer aos consorciados a possibilidade de ser contemplado antecipadamente;
Segurança de que todos os membros do consórcio estejam dentro de suas cotas ao fazer pagamentos ao consórcio.
4. Entenda as taxas cobradas pela administradora de consórcio
Taxas cobradas pelas administradoras de consórcio são destinadas aos custos de formação e gestão do grupo, realização de assembleias mensais, entrega de cartas de crédito, e afins; ou seja, todos os serviços relacionados ao consórcio.
Antes de aderir ao consórcio, é importante entender que o parcelamento tem taxa de administração, que é um percentual cobrado dos cotistas para remunerar as administradoras por suas atividades.
5. Faça uma simulação dos valores das parcelas mensais
Para entender melhor como será o funcionamento do consórcio, não deixe de fazer uma simulação com a administradora de consórcio considerando os seguintes aspectos:
Reajuste das Parcelas
Para proteger o poder de compra dos consorciados, a administradora reajusta o valor da mensalidade anualmente, de acordo com a inflação do período. Este ajuste é feito sempre no aniversário da cota de consorciado.
Regras para Inscrição no Sorteio
Os pagamentos devem estar em dia para poder participar do sorteio. Os administradores mantêm esta regra para não correr o risco de serem injustos com membros do grupo que pagam suas mensalidades corretamente.
Finalidade da Carta de Crédito
A carta de crédito tem o poder de compra do dinheiro, o que pode fornecer um bom espaço para negociação na compra de mercadorias. No entanto, seu valor integral só será transferido diretamente para o proprietário do item.
Lembre-se: você só poderá utilizar a carta de crédito para a finalidade acordada no contrato.
Se você busca por uma administradora de consórcio confiável para investir com segurança, está no lugar certo! O Consórcio Volkswagen ajuda você a alcançar o seu sonho sem burocracias, sem entrada e sem juros!