A forma de pagamento de um veículo é muito decisiva: nem todos os brasileiros têm o valor necessário para a compra à vista do carro. Nesse cenário, surge a necessidade de recorrer a uma modalidade de crédito.
As opções mais frequentes são o financiamento e o empréstimo, porém, saiba que ambas podem ser muito prejudiciais para o seu bolso. Para te ajudar nesse momento, o consórcio surge como uma alternativa estratégica para comprar um automóvel.
Dito isso, saiba se vale a pena fazer consórcio de veículo!
Vale a pena fazer consórcio de veículo: conheça a modalidade
Para saber se vale a pena fazer consórcio de veículo, o primeiro passo é entender essa modalidade.
Por isso, o consórcio é, em resumo, uma modalidade de compra conjunta, planejada e coletiva. Essa modalidade funciona quando um grupo de pessoas se reúne com o intuito de comprar um veículo, podendo ser um carro popular ou até mesmo um caminhão.
Esse grupo de consórcio deve ser formado por pessoas que têm interesse em uma compra específica, e é administrado por uma empresa especializada. Essa empresa cuida dos pagamentos e do desenvolvimento do grupo, e para isso, eles cobram uma taxa administrativa dos consorciados.
Desse modo, o consórcio de veículos funciona de uma forma semelhante com os outros tipos de consórcio. Então, na prática, isso significa que um grupo de pessoas que deseja comprar um carro contribui mensalmente para o consórcio. E você não tem nenhuma dor de cabeça, pois quem administra essa modalidade é uma empresa que cuida da saúde financeira deste grupo.
E como essa modalidade funciona na prática?
No consórcio de veículos, cada consorciado contribui mensalmente com uma quantia, formando uma poupança coletiva. Com essa "poupança", chamada de fundo comum, todo mês uma ou mais pessoas são contempladas com a carta de crédito para a compra do carro, através dos sorteios ou lances.
Essa contemplação ocorre quando alguém do grupo é escolhido por sorteio para receber a carta de crédito e comprar o carro desejado. Outra opção é quando alguém do grupo dá um lance, que uma pessoa oferece um valor além da contribuição mensal. Se a administradora do consórcio aceitar o lance, a pessoa leva o carro, de acordo com as regras do contrato.
Ficou com dúvida sobre como acontece a contemplação? Veja este resumo:
Sorteios: o grupo de consórcio participa de sorteios mensais, em que todos os meses um consorciado recebe a carta de crédito. É interessante ter em mente que é necessário ter paciência para participar dessa modalidade, uma vez que não há garantias de que ocorrerá a contemplação logo nos primeiros meses.
Lances: outra forma de contemplação são os lances feitos por aqueles que não pretendem aguardar os sorteios para serem contemplados. O lance ocorre por meio do adiantamento de parcelas. Assim, quem adiantar o maior valor será selecionado.
Com o final das parcelas: após quitar todas as parcelas do consórcio, todos os consorciados que não foram contemplados por sorteio ou lances devem receber a carta de crédito.
Ou seja, todos os participantes do consórcio vão receber a carta de crédito e podem aproveitar para comprar o carro desejado.
Será que vale a pena fazer consórcio de veículo? Confira os benefícios!
Após ter uma noção geral sobre essa modalidade de crédito, para saber se realmente vale a pena fazer consórcio de veículo, você deve explorar os benefícios gerais que essa opção de compra traz. Confira a seguir:
Zero burocracia
O consórcio é uma modalidade de adquirir um carro a longo prazo com zero burocracia, o que é uma grande vantagem perto do financiamento, por exemplo. Afinal, um financiamento exige a aprovação de crédito, com comprovação de renda e outros documentos. Mas isso não ocorre no consórcio, por mais que uma pessoa tenha o nome negativado.
Sem taxa de entrada
Outro benefício dessa modalidade é a possibilidade de entrar no consórcio sem a necessidade de um valor de entrada. Isso significa que é possível pagar somente as parcelas mensais, sem ter que juntar uma grande quantia para entrar no grupo.
Sem taxa de juros
Talvez um dos principais benefícios dessa modalidade é a ausência da taxa de juros. Inclusive, é por conta disso que diversos interessados concluem que vale a pena fazer consórcio de veículo. Isso porque no consórcio não há taxa de juros, apenas taxa administrativa, fundo reserva e seguro (opcional).
Alto poder de negociação
Ao ser contemplado no consórcio, você não pega um carro, e sim uma carta de crédito no valor do investimento. Sendo assim, você vai até a agência retirar o carro, logo, é como se tivesse em mãos o dinheiro à vista para o pagamento. Então, pode negociar o preço e conseguir descontos.
Parcela com valor que cabe no bolso
Por fim, outro motivo que comprova que vale a pena fazer consórcio de veículo é o poder de escolha do valor mensal a ser investido nessa modalidade. Com o modelo do veículo escolhido, você vai parcelar 100% do seu custo, podendo quitar esse pagamento em até 100 meses.
Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen para comprar o seu carro!
Agora que você entendeu que vale a pena fazer consórcio de veículo, saiba que o Consórcio Nacional Volkswagen é a melhor opção para você comprar o seu carro! Com o CNVW, você tem à sua disposição os modelos mais conhecidos do país, como o Gol, Polo, Voyage, Nivus, Taos, T-Cross, Amarok e muito mais!
Ao investir nessa opção, você pode aproveitar uma exclusividade do CNVW: garantia Volkswagen! Essa garantia faz toda a diferença na sua compra, além de contar com uma montadora altamente respeitada no Brasil.
Aproveite todos os benefícios e diferenciais do Consórcio Volkswagen na hora de trocar de carro e simule agora o seu plano perfeito!