A Tabela FIPE é usada como base para cálculo de seguros e impostos, como o IPVA. Trata-se da principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores.
A tabela representa o preço médio do carro anunciado pelo vendedor no mercado nacional, e serve como parâmetro para negociação ou avaliação.
Os preços efetivamente implementados variam de acordo com a região, estado de conservação, cor, acessórios ou quaisquer outros fatores que possam afetar as condições de oferta e procura de um determinado veículo.
Entenda de forma simples como funciona a Tabela FIPE
A Tabela FIPE foi criada em 1973 pela Fundação dos Institutos de Pesquisas Econômicas (Fipe). A agência surgiu para ajudar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) a fornecer preços médios de veículos para o governo e outras empresas privadas.
Em pouco tempo, o índice tornou-se a mais completa referência em pesquisa de preços de automóveis no Brasil. A fundação levanta mensalmente o preço de cada carro disponível no mercado brasileiro e disponibiliza esta tabela.
Técnicas estatísticas são usadas para ignorar valores muito diferentes em relação à média encontrada, a fim de mostrar o valor mais correto possível para a prática do mercado.
O índice é amplamente reconhecido e atualmente é utilizado pelas seguradoras como base de cálculo de tributos como o IPVA.
Na prática, como usar a tabela FIPE?
Imagine que você quer vender aquele carro que comprou há 10 anos. Você lembra quanto pagou por ele ao longo dos anos e cuida bem dele, mas como saber se deve colocar um preço justo nele?
Agora imagine que você está comprando um carro usado ainda em bom estado, mas ainda longe de zero quilômetro. Como você sabe se o carro realmente vale o dinheiro ou se alguém com más intenções está tentando enganá-lo?
Tabela FIPE: os fatores que influenciam nos preços dos veículos
Apesar da alta confiabilidade da tabela FIPE, não há regras que garantam sua utilização como base para preços. Existem vários fatores que afetam o valor de um carro usado, vejamos alguns deles a seguir.
1. Quilometragem
Ao escolher um carro usado, talvez o maior fator seja a quilometragem. Durante o processo de rodagem do veículo, haverá desgaste natural dos componentes, mesmo que a manutenção seja feita, quanto maior a quilometragem, menor a vida útil do veículo.
2. Conservação
A parte mais importante para qualquer comprador que procura um carro no mercado de usados é um veículo bem conservado e com baixa quilometragem. Um carro com manutenção recente baseada na quilometragem, sem detalhes de pintura e carroceria e peças em bom estado pode ser vendido por muito mais do que diz na tabela FIPE.
Se você notar, falhas e detalhes na carroceria e pintura podem indicar que o carro se envolveu em um acidente que pode afetar a integridade estrutural do veículo
3. Acessórios
A tabela FIPE calcula o valor do veículo pelo item da planta. Assim, acessórios como rodas diferenciadas, áudio, instalação de ar condicionado, etc. podem agregar valor ao veículo.
4. Intermediários
O fato de o veículo ser vendido por um intermediário como uma concessionária ou loja pode encarecer o produto. No entanto, esta pode ser uma boa opção desde que a empresa reconhecida forneça uma boa manutenção e reparos para o veículo, além da garantia.
Se você optar por comprar um determinado carro, lembre-se de pedir a opinião de alguém que conheça o veículo para não ter que se preocupar.
Medidores FIPE, IPVA e Seguros
Como dissemos acima, a seguradora utiliza este formulário para determinar o valor do IPVA e a indenização a ser paga ao cliente em caso de furto ou perda total do veículo.
Se seu carro for roubado ou destruído em um acidente e você pedir uma indenização à sua seguradora, obviamente não receberá o valor que pagou para comprar o veículo.
Geralmente, a remuneração é determinada de acordo com a tabela FIPE.
Isso significa que o valor do reembolso será o mesmo que consta do mês?
Não exatamente. Depende do seu contrato. Você pode receber 80%, 90% ou até mais de 100% da Tabela Fipe.
Entendeu porque uma Tabela FIPE é importante não só na hora de comprar ou vender um carro usado ou seminovo?
Aproveite para planejar a compra do seu carro! O Consórcio VW é ideal para quem deseja adquirir carros Volkswagen sem entrada ou juros!