Os carros flex chegaram ao Brasil em 2003,com o Volkswagen Gol. Hoje, detém a maior parte dos automóveis comercializados. De fato, caíram no gosto dos brasileiros.
Neste post, você vai conhecer algumas das vantagens dos carros flex, suas principais características e, além disso, vamos desvendar certos mitos que os rodeiam.
Carro flex: o que é, quais suas vantagens e os melhores modelos
Quando introduzidos em 2003, os veículos flex eram relativamente caros. Principalmente porque eram uma nova tecnologia, no entanto, agora eles evoluíram muito e até figuram entre os modelos mais baratos do país.
Com os preços dos combustíveis subindo e descendo, não é uma boa ideia limitar-se a uma única opção. A versatilidade é a principal vantagem dos carros flex. Basta analisar o custo do etanol ou da gasolina e ver qual é mais vantajoso para abastecer.
Então, o que é um carro flex?
Nada mais que um carro com motor feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol.
No escapamento, um componente chamado sonda lambda reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, que ajusta o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.
Essa versatilidade também é muito útil em caso de escassez. Você se lembra quando os caminhoneiros entraram em greve e muitos postos de gasolina ficaram sem combustível?
Aqueles com veículos flexíveis são afetados, mas têm mais opções. Esses carros também têm menor impacto ambiental e não sofrem tanta depreciação quando revendidos.
Não importa se o motorista colocou 10% de etanol e logo depois completou o tanque com gasolina. A sonda lambda é capaz de captar a diferença de oxigênio dos dois combustíveis e passar para a central eletrônica a proporção exata de cada um deles.
Principais vantagens do carro flex
Um primeiro ponto que se destaca é o valor do carro flex, novo ou seminovo.
Em geral, esses veículos são mais acessíveis, oferecendo uma boa redução de custos para quem quer economizar na hora da compra. O principal motivo é que o próprio governo brasileiro estimula o setor para fomentar a venda de automóveis com esse tipo de motor.
Somado a isso, os modelos flex são populares entre as marcas que fabricam no próprio Brasil. Assim, é possível encontrar diversas opções para a maioria das faixas de preço, inclusive os utilitários mais básicos.
Qualidade e preço são dois critérios predominantes na hora da escolha do tipo de combustível. Nesse sentido, o carro flex dá ao motorista o poder de variar entre etanol e gasolina conforme sua preferência ou necessidade.
Se os preços estão mais interessantes para a gasolina devido a uma queda no mercado do petróleo, é essa a opção! Se é o etanol que está mais convidativo, sem problemas!
Quer aproveitar a nossa oportunidade para planejar a compra de seu carro flex? O Consórcio VW é ideal para você! Aqui, você organiza a compra do carro dos seus sonhos e economiza do início ao fim.