Você pretende participar de um grupo de consórcio para comprar um carro? Então, o primeiro passo é conhecer essa modalidade de compra que já se tornou tão popular no Brasil. Dito isso, entenda de uma vez por todas como funciona um consórcio na prática!
O que é e como funciona um consórcio na prática?
Afinal, o que é e como funciona um consórcio na prática? Entenda a seguir.
O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra colaborativa de determinados bens, como é o caso dos veículos leves e pesados. Colaborativa porque significa que um grupo de pessoas é formado para que seja realizada a compra – e a sua principal característica é de ser composto por quem tem em comum o interesse de adquirir o mesmo bem, como um automóvel.
Para que o consórcio funcione na prática, é necessário ter o apoio de uma administradora, afinal, ela possui o papel de formar grupos de pessoas com o mesmo interesse. Esse objetivo em comum pode ser a compra de um caminhão ou um veículo de passeio, por exemplo.
Você tem à sua disposição uma variedade de opções de consórcio, basta procurar um grupo de pessoas com o mesmo interesse que o seu. Mas qualquer consórcio é confiável? Para confiar em uma administradora, busque saber se as suas atividades estão regularizadas quanto às exigências do Banco Central – órgão responsável pela fiscalização dessa modalidade no país.
Essa é uma ideia geral de como funciona um consórcio. Saiba como isso ocorre na prática:
Adesão
Após entrar em contato com a administradora da sua preferência, você define um plano de consórcio que melhor se encaixe na sua realidade. Neste momento, você tem acesso a algumas informações, como a duração do grupo, o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas.
Pagamento das parcelas (regularidade)
O valor escolhido no plano será parcelado no prazo estabelecido no contrato. Assim, todos os meses você precisa pagar essas parcelas, mantendo a sua situação regular para não correr o risco de não ser contemplado.
Assembleia
A assembleia é um encontro mensal que as administradoras realizam com os seus consorciados. Essa reunião tem como intuito a realização dos sorteios e lances, que resultam na contemplação de pelo menos uma pessoa. As datas das assembleias devem estar previstas no contrato.
Contemplação
Chegamos, então, à contemplação, o momento em que o consorciado mais espera. É a partir da contemplação que você tem o direito de usar a carta de crédito para fazer a sua compra. Para isso, você pode ser contemplado com o sorteio ou lance. É de suma importância destacar que, até o final do grupo, todos receberão a carta de crédito.
Compra do bem
Após receber a carta de crédito, você pode escolher o veículo que tanto deseja, desde que se encaixe na categoria do seu grupo. O crédito do consórcio representa o dinheiro à vista, o que agrega um maior poder de negociação no ato da compra. Mesmo que você compre o carro no valor total à vista, se ainda não tiver concluído o pagamento das parcelas, vai seguir pagando a prazo.
Fim do grupo
O fim do grupo é o momento em que o integrante conclui os seus deveres e direitos frente ao grupo, já que ele recebeu a sua carta de crédito e quitou as prestações estabelecidas na adesão.
Agora ficou mais claro para você como funciona um consórcio? Ele é simples, sem burocracia e com diversos benefícios.
Por que participar de um consórcio de carro?
Agora que você tem uma noção geral de como funciona um consórcio na prática, conheça alguns benefícios que demonstram como essa modalidade pode ser benéfica para o seu bolso na hora de comprar um carro.
Não possui taxa de juros
A primeira vantagem que podemos destacar do consórcio é a ausência de cobrança da taxa de juros no pagamento de parcelas mensais. Além das suas parcelas que precisam ser pagas de forma regular, outro pagamento comum é a taxa de administração. Ela não é tão prejudicial quanto os juros, afinal, o seu pagamento é diluído ao longo das parcelas com base nos seus prazos definidos na adesão ao grupo.
Contribui para o seu planejamento financeiro
Como citado acima, o consórcio é uma opção benéfica para aqueles que não conseguem manter um planejamento financeiro consistente. No entanto, com o consórcio, essas pessoas acabam adquirindo uma “obrigação” todos os meses, que é realizar o pagamento das parcelas. Isso é como uma poupança, uma vez que o valor investido é devolvido em forma de carta de crédito.
Flexibilidade na hora da negociação
Assim que a carta de crédito estiver em suas mãos, o valor permite que você tenha um maior espaço para negociações com o vendedor. Desse modo, o vendedor pode dar alguns descontos, já que o pagamento é à vista. Com o valor restante, você pode pagar alguns licenciamentos e documentos necessários do carro.
Como funciona um consórcio com o Consórcio Nacional Volkswagen?
Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!
Com mais de 40 anos de história, o Consórcio Nacional Volkswagen oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:
Parcelas que cabem no seu bolso
Sem juros e sem burocracia
Sem valor de entrada
Flexibilidade no uso do crédito
Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos
Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio
O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!