Está em dúvida sobre a direção elétrica ou hidráulica? Não se preocupe! Trouxemos as principais características sobre ambas e você vai decidir qual a melhor.
Está planejando comprar um carro e está com dúvida entre direção elétrica e hidráulica? Você sabe como escolher? Entre tantas características e fatores que precisam de atenção, a exemplo da cor, modelo, consumo e desempenho, ainda há o tipo de direção do carro, que faz toda a diferença no final. Conheça essas direções e decida qual a melhor para o seu dia a dia!
Leia mais: É necessário economizar dinheiro antes de comprar um carro?
Direção elétrica ou hidráulica: conheça as principais características
Para escolher, você precisa entender. Isso significa que você só vai tomar uma decisão assertiva quando tiver o conhecimento necessário para isso. Então, o nosso primeiro passo é trazer as principais informações sobre a direção elétrica e hidráulica. Confira a seguir!
Direção elétrica
A direção elétrica foi inaugurada no Suzuki Cervo, em 1988, e desde então, atraiu diversos motoristas por permitir um manejo confortável do volante. Nesse modelo, o motor elétrico é acoplado à caixa de direção, o que o permite ser totalmente elétrico ou eletro-hidráulico.
Quando a direção é 100% elétrica, isso indica a ausência de óleo no sistema, apenas um motor elétrico fixado na caixa de direção, e isso deixa o manuseio mais leve. Esse processo acontece quando você liga o veículo, e com isso o motor envia um sinal para o módulo eletrônico, acionando o motor elétrico. Em seguida, os sensores informam a rotação e a velocidade para a central de controle ativar esse recurso.
No momento em que o motorista realiza o movimento de torque no volante, um sensor óptico armazena e entende essa ação como um comando para a curva, associando-a ao ângulo, sentido e velocidade angular. Assim, esses dados são repassados para a central eletrônica do sistema a fim de que seja fornecida a assistência necessária. Se o motorista conseguir manter a direção firme, em linha reta, o sistema não envia assistência.
Por outro lado, temos a opção eletro-hidráulica, a bomba é acionada por um motor elétrico, e não pelo carro. Saiba que nesses dois modelos o sensor tem como função monitorar a força colocada na roda, auxiliando o condutor a fazer menos esforço ao manusear o volante.
Direção hidráulica
Além da direção elétrica, temos a direção hidráulica, que é o sistema mais comum nos carros brasileiros. Também chamada de direção assistida, essa direção foi inaugurada no modelo Chrysler Imperial, no ano de 1951.
Esse modelo funciona através de uma bomba hidráulica que realiza a circulação de óleo na caixa de direção, evitando que você faça muito esforço. A direção hidráulica costuma ser até 80% mais leve para o motorista do que a mecânica, em razão da presença desse óleo, que faz a lubrificação.
Para isso, um pistão é ligado à engrenagem da direção, utilizando um fluido pressurizado que faz pressão para que a roda gire com facilidade – e a caixa é separada por esse pistão em duas câmaras. Assim que você movimenta o volante, uma válvula libera o óleo e a bomba circula o fluido hidráulico, com o acionamento do pistão.
Em resumo, duas linhas fazem a condução do fluido, e isso força o pistão a se movimentar para o lado que está com mais pressão, tornando a sua manobra mais confortável e macia.
Mas, afinal, qual a melhor direção: elétrica ou hidráulica?
A direção elétrica e hidráulica possuem, dentro dos seus limites, as suas particularidades, e isso faz com que uma seja melhor do que a outra para cada motorista. Ou seja, não podemos afirmar que existe uma superior à outra, e sim uma que se adequa melhor a determinados condutores.
Para que você avalie melhor essa decisão, confira algumas vantagens de cada uma das direções.
Vantagens da direção elétrica
Já que a direção elétrica não utiliza a força do motor do carro, você pode ter uma economia de até 5% no combustível. Esse consumo pode chegar a 0,6 cavalos de potência ou 470 watts, bem menor que a direção hidráulica. Isso sem contar que a demanda de potência não ocorre quando o veículo está avançando em linha reta, somente nos momentos em que o volante é movimentado.
Outra vantagem é que a manutenção da direção elétrica é menos trabalhosa por possuir um sistema bem simples, não havendo a necessidade de aplicar diversos componentes utilizados na direção hidráulica. Não é preciso fazer troca de óleo, pois não usa fluidos e exige as revisões periódicas recomendadas de acordo com o modelo do automóvel.
Vantagens da direção hidráulica
A direção hidráulica é conhecida por ser segura e oferecer ao condutor uma alta sensibilidade com relação ao comportamento do veículo. O motorista pode perceber com facilidade o tipo de piso em que está trafegando, seu grau de aderência e prever qual será a resposta do carro nessas condições, um diferencial em pistas escorregadias ou em velocidades elevadas. Além disso, não há o risco de pane elétrica no sistema de direção.
E agora? Qual a melhor direção para o seu carro? Seja qual for, conte com o Consórcio Volkswagen para comprar o veículo dos seus sonhos!
Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen para comprar o seu carro!
O Consórcio Nacional Volkswagen é a melhor opção para você comprar o seu carro! Com o CNVW, você tem à sua disposição os modelos mais conhecidos do país, como o Gol, Polo, Voyage, Nivus, Taos, T-Cross, Amarok e muito mais!
Ao investir nessa opção, você pode aproveitar uma exclusividade do CNVW: garantia Volkswagen! Essa garantia faz toda a diferença na sua compra, além de contar com uma montadora altamente respeitada no Brasil.
Aproveite todos os benefícios do Consórcio Nacional Volkswagen na hora de comprar ou trocar de carro e simule agora o seu plano perfeito!