Dicas para ter a conta no azul

Dicas para ter a conta no azul

Sabia que metade da população do país não sabe como montar um planejamento financeiro? Entenda como manter a conta no azul.

Como algumas contas chegam pelo correio e outras são pagas eletronicamente, pode ser difícil manter tudo organizado e por isso, manter o controle financeiro pode ser uma dor para muitos!

E se você acidentalmente perder um pagamento porque não acompanhou suas contas, corre o risco de pagar uma taxa alta e prejudicar sua pontuação de crédito, além de formar uma bola de neve de dívidas acumuladas.Sendo assim, o primeiro passo é encontrar a melhor forma de manter as contas no azul!

Ao invés de correr o risco de perder seu próximo pagamento com juros abusivos, experimente estas dicas e truques para manter suas contas organizadas. Vem com a gente!

Dicas para ter a conta no azul

Para que um orçamento funcione e seja bem-sucedido, ele precisa ser baseado em números reais e não em estimativas do que você acha que está gastando.

Saber quanto dinheiro está entrando em sua casa e exatamente quanto está saindo todos os meses é a chave para criar um orçamento bem-sucedido. Se você não tem certeza do que realmente está gastando todos os meses, rastrear suas despesas é a resposta.

1. Diagnóstico financeiro: você sabe quanto sai da sua conta?

O primeiro passo é fazer um levantamento das suas receitas e despesas fixas. As receitas representam os valores recebidos. As despesas, por sua vez, são as saídas de recursos. Pode ser rotineiro (conta de energia, conta de internet, mensalidades) ou ocasional (viagens, compras, reformas, etc).

O rastreamento de despesas nos diz a verdade e nos mostra onde podemos fazer alterações em nossos gastos. As pessoas muitas vezes subestimam o quanto estão gastando em coisas como mantimentos, entretenimento e jantares fora.

Comece a acompanhar suas despesas em categorias como esta por algumas semanas e depois analise seus resultados. Depois de analisar seus hábitos, pergunte-se se existem áreas que você precisa fazer mudanças em seus gastos para conquistar seus desejos.

2. Dê a cada real um destino certo

Orçamento para zero todos os meses – rastreie cada centavo que você ganha e faça um trabalho em seu orçamento. Se suas despesas fixas, pagamentos de dívidas e economias foram pagas e você ainda tem dinheiro sobrando, dê um jeito nisso para que não desapareça por acidente.

Você pode adicioná-lo à poupança, como aposentadoria ou fundos de emergência, fazer um pagamento adicional com cartão de crédito ou aumentar seus gastos discricionários, também conhecido como “dinheiro divertido”! O melhor do seu orçamento é que você pode escolher o que fazer com o seu dinheiro.

3. Estabeleça metas para o seu dinheiro

Anote suas metas financeiras e revise-as quando houver mudanças em sua situação, como quando sua renda diminui, quando aumenta ou quando uma dívida é paga. Seja realista com seus objetivos e cronogramas porque eles afetarão seu orçamento. Considere todos os aspectos da sua vida ao tomar decisões sobre seus gastos.

4. Separe DESEJOS x NECESSIDADES

Ao criar um orçamento, você precisará contabilizar todas as suas despesas. Ao revisar suas despesas, considere quais são desejos e não necessidades. Gastar muito em desejos pode resultar em muitas dívidas muito rapidamente.

Portanto, faça a si mesmo as perguntas difíceis: essa despesa é necessária? Isso me ajuda com meus objetivos? O que aconteceria se eu vivesse sem isso? Existe uma opção alternativa ou mais econômica?

Se você está sendo honesto consigo mesmo, é provável que haja algumas despesas em seu orçamento que possam ser totalmente eliminadas ou reduzidas drasticamente para que você possa redirecionar o dinheiro para pagar suas dívidas mais rapidamente.

5. Automatize suas finanças

A maioria das instituições financeiras oferecem opções de banco automatizado online que podem ajudar a tornar o orçamento e a economia automáticos.

A criação de depósitos automáticos em contas a cada período de pagamento pode ajudar a criar bons hábitos de poupança e ajudar a controlar suas despesas e pagamentos. Verifique com sua instituição financeira as opções disponíveis para você.

6. Aprenda sobre investimentos

Apenas economizar dinheiro geralmente não é suficiente para a independência financeira. Você tem que fazer o dinheiro "trabalhar para você". Isso é o que se chama de rentismo : ganhar dinheiro com renda passiva.

São centenas de opções de investimento. Eles geralmente diferem em quatro aspectos: tempo, taxa, valor e risco. O tempo é o período esperado para que aquele dinheiro lhe dê um retorno.

A taxa é o valor desse retorno. Pode ser fixo (ou seja, você recebe o valor independentemente de qualquer evolução) ou variável (a taxa é de acordo com as condições acordadas no momento da venda).

Valor é o dinheiro investido. Alguns investimentos exigem valores maiores. Outros podem ser feitos com pequenas quantidades.

O risco diz respeito ao seu perfil de investidor. Quanto maior o risco, maiores os lucros possíveis - assim como as perdas. Se você tem um perfil mais conservador, pode optar por investimentos de baixo risco. Mas, se você deseja grandes rendimentos no curto prazo, pode optar por investimentos de alto risco. A abordagem ideal é diversificar e ter um pouco de cada.

Mantenha sua conta no azul e conquiste seus objetivos com consórcio

Você acha que não consegue guardar dinheiro e precisa de um boleto para destinar a uma compra de um bem? Não tem pressa para obter o bem imediatamente? Então, o consórcio pode ser uma alternativa para você.

Essas, inclusive, são as características apontadas por especialistas como o principal benefício da aquisição do consórcio: a possibilidade de adquirir um bem ou serviço com poder de compra à vista e não pagar juros por isso, apenas uma taxa de administração.

Uma das principais coisas que torna o Consórcio Volkswagen tão atrativo e amplo é a ausência de taxas de juros. No entanto, as taxas de administração e reservas estão incluídas na parcela mensal.

A taxa de administração refere-se aos serviços prestados pelo Consórcio Volkswagen e tem preço pré-determinado e não muda mês a mês. O Fundo de Reserva é uma forma de “seguro” para emergências durante o consórcio, como falta de recursos – mantendo o consórcio sempre atualizado.

O seu poder de compra e garantido

Ao fazer o Consórcio Nacional Volkswagen, você tem a vantagem de uma carta de crédito acompanhada do reajuste de preço do fabricante. Dessa forma, quando você terminar de pagar, poderá comprar o carro, não importa quanto tempo dure o investimento.

Consumo responsável com o Consórcio Volkswagen

Além da colaboração, o consórcio tende a estimular o consumo responsável à medida que você passa a agir de forma mais estratégica com seu dinheiro, dando passos planejados dentro do seu orçamento pessoal.

Como o Consórcio Volkswagen é uma compra planejada e você está pensando nisso a qualquer momento, seja dando lances ou sacando dinheiro, seu poder de negociação aumenta, afinal você pode comprar com dinheiro para fechar o negócio.

Além disso, seus investimentos podem ser personalizados, incluindo limite de crédito e tempo de contribuição. Quer comprar um carro com planejamento e segurança ao investir? Então conheça o Consórcio Nacional Volkswagen.