O consórcio é uma modalidade de crédito popular no Brasil para comprar veículos e é conhecido como poupança conjunta, mas isso é verdade? Confira!
O consórcio é procurado com frequência por motoristas que desejam trocar de carro ou conquistar um novo modelo. No entanto, essa modalidade de crédito ainda é amplamente confundida com outras opções disponíveis no mercado, e por isso recebe diferentes nomes, sendo um deles a poupança conjunta. Esse sinônimo está correto? É sobre isso que você vai entender a seguir!
Leia mais: Dicas de como escolher o primeiro carro
Consórcio e poupança conjunta são sinônimos?
Neste momento inicial, é preciso analisar o conceito de consórcio para definir se ele é de fato sinônimo da poupança conjunta.
O consórcio é, portanto, uma modalidade de crédito que funciona a partir da formação de grupos, compostos por pessoas (físicas ou jurídicas) que têm o mesmo objetivo, como a compra de um veículo. Mas qual o motivo de formar esses grupos? Para aproveitar a contribuição coletiva de todos os consorciados.
Essa contribuição forma o Fundo Comum, e mensalmente é obtido o valor necessário para contemplar pelo menos uma pessoa. Então, ao menos uma pessoa pode comprar o seu tão sonhado carro por mês, e isso é decidido na assembleia e contemplação.
Com base neste conceito, você consegue perceber que o consórcio é basicamente uma poupança conjunta? É por conta dessa colaboração de todos que essa modalidade recebe nomes “coletivos”, como parceria financeira ou até mesmo compra conjunta planejada.
Isso significa que não há participação de uma instituição financeira, por exemplo, resultando na ausência de juros. Os juros só são cobrados quando algum valor é emprestado, e no consórcio isso não ocorre, uma vez que o dinheiro sai do bolso dos consorciados.
Saiba mais: Consórcio tem juros? Tire suas dúvidas sobre as taxas
Como funciona o consórcio na prática?
O consórcio também pode ser entendido como um meio de autofinanciamento, envolvendo pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem para formar uma poupança conjunta e facilitar a compra de veículos leves ou pesados. A gestão destes grupos é realizada por administradoras de consórcios, empresas que precisam da autorização do Banco Central para funcionar, além de serem fiscalizadas por este órgão.
Na prática, os membros do grupo de consórcio pagam parcelas mensais para formar o fundo comum, permitindo a compra de bens ou serviços. Destaca-se que o prazo e a quantidade de cotas são definidas com antecedência no seu contrato.
Sendo assim, todo mês a administradora sorteia uma parte do fundo para um ou mais participantes adquirirem o carro. Isso acontece na assembleia, momento em que os consorciados também podem dar lances e, se forem vencedores, são contemplados e recebem a carta de crédito.
A entrada de uma pessoa em um grupo ocorre a partir da assinatura do contrato de participação, em que devem estar listadas as regras do consórcio como objeto (o carro, por exemplo), prazo, quantidade de cotas, prazo dos pagamentos e taxas, além de outras informações.
Confira: Fatores para analisar antes de assinar um contrato de consórcio
Principais benefícios de contar com o consórcio ou poupança conjunta
Agora que você já entendeu como funciona o consórcio e de que forma ele se assemelha a poupança conjunta, chegamos a um momento crucial para quem está buscando um carro para comprar: os benefícios dessa modalidade. Confira a seguir as principais vantagens do consórcio!
1. Sem cobrança de juros
Muitos motoristas deixam de comprar o carro dos sonhos porque as opções de crédito disponíveis no mercado não são tão favoráveis para o bolso, em especial pela presença de juros. E esse é um diferencial do consórcio: não há juros! Você conta aqui com outras taxas, como a taxa de administração, fundo reserva e seguro (opcional) – mas nem se comparam com os juros.
2. Não tem taxa de entrada
Outro ponto negativo dos financiamentos e empréstimos é a presença de entrada, que também não se encontra no consórcio. Para entrar em um grupo de consórcio, basta comprar a sua cota e manter as parcelas regulares.
3. Contribui para o seu planejamento financeiro
Mais uma vantagem do consórcio é ajudar aqueles que têm dificuldade em manter a disciplina de juntar dinheiro para conquistar seu carro novo. Como estamos falando de um contrato em que você deve fazer pagamentos mensais, isso se torna uma forma de se comprometer com os valores até o final do processo.
4. Tem como acelerar a sua conquista
No consórcio, você pode ser contemplado por meio de sorteio ou lance. O lance é uma forma de antecipar o recebimento da sua carta de crédito, podendo ser um lance livre, lance fixo ou lance embutido. Essa é uma ótima estratégia para os apressadinhos que querem acelerar a compra do seu carro!
5. Parcelamento integral do valor do carro
Uma informação que nem todos sabem é que no consórcio você não precisa dar nenhum valor de entrada, como foi dito acima. Assim, ao contrário de outras opções de crédito que exigem uma entrada significativa e que pode dificultar esse processo, no consórcio você parcela 100% do valor do carro adquirido.
Ficou interessado no consórcio? Conte com o CNVW!
Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen!
Os modelos mais queridinhos dos brasileiros podem ser adquiridos com o Consórcio Nacional Volkswagen, como o Polo, Gol, Voyage, Taos e Nivus! Com o CNVW, você aproveite os seguintes benefícios:
Zero juros
Sem taxa de entrada
Sem surpresas no final do mês: valor fixo da parcela
Parcelas que cabem no seu bolso
Zero burocracia
Não precisa de análise de crédito para entrar em um grupo
Flexibilidade para escolher o carro que você quiser
Diversidade de modelos disponíveis na VW
O Consórcio Nacional Volkswagen tem mais de 40 anos de tradição no mercado de consórcio. Além disso, este é o único consórcio do Brasil que possui garantia VW. Aproveite essa oportunidade para dar o primeiro passo na sua nova aquisição.
Simule agora a sua participação em um grupo de consórcio com a Volkswagen para aproveitar parcelas que cabem no seu bolso!