Consórcio é investimento, pois, por definição, o ato de investir é o comprometimento de longo prazo de recursos financeiros em ativos tangíveis ou intangíveis.
O foco do investimento está na destinação direcionada dos recursos captados por meio de uma modalidade de flexível, como o consórcio. O objetivo do investimento é gerar lucros ou renda excedente.
A maioria das pessoas quer conquistar bens de alto valor, como um carro dos sonhos. No entanto, nem todo mundo tem disciplina para economizar uma quantia fixa todos os meses e colocar em prática o plano.
Infelizmente, poucas pessoas sabem que um consórcio é investimento e uma das formas mais eficazes de ajudar na hora de comprar um carro.
Consórcio é investimento ou gasto?
O consórcio é investimento. Afinal, garante um investimento seguro e com certeza é uma das melhores opções do mercado. Atualmente também é um dos recursos mais procurados por brasileiros para esta finalidade.
Investimento significa que um indivíduo gasta capital para um propósito tangível ou intangível a médio e longo prazo. Do ponto de vista empresarial, é um comprometimento de capital de longo prazo para um propósito de investimento específico. Exemplos são:
Terrenos e imóveis;
Maquinaria;
Veículos;
Equipamentos de escritório;
Ativos intangíveis, como patentes e licenças;
Investimentos financeiros, como participações.
No balanço de uma empresa, todos esses investimentos são ativos fixos. Todos os investimentos atendem ao propósito operacional, possibilitam a geração de vendas e lucros.
Não à toa, o consórcio é investimento para todos aqueles que querem alcançar bens de alto valor, de maneira segura e confiável.
Fuja dos gastos de financiamento com juros, confira as razões para investir no consórcio:
Investimento livre de cobrança de juros
Ao comparar o consórcio com outras modalidades de compra parceiras, como o financiamento, um dos principais benefícios é a possibilidade de parcelar sem juros.
O parcelamento inclui apenas uma taxa de administração, que é bem menor do que as taxas de outras formas de compra.
Isso significa que quando comparamos em conjunto com outras formas de parcelamento, o consórcio é seguro e confiável. O valor pago ao final do período de cobrança sem dúvida será menor.
Essa vantagem torna os consórcios uma boa opção de investimento de longo prazo: o que mais que comprova que, sim, consórcio é investimento!
O Consórcio incentiva a educação financeira
Hoje, a educação financeira é vista como um dos pilares mais relevantes de qualquer projeto, seja familiar ou individual.
Diante dessa situação, há cada vez mais consorciados, o que não é por acaso. Quando se tem uma cota de consórcio pode-se economizar por meio do valor destinado às parcelas a cada mês.
Ou seja: é benéfico para os investidores se organizarem para comprar ativos com mais segurança.
Além disso, o objetivo é sempre implementar um plano que sempre existiu, ou expandir seus negócios ou patrimônio pessoal. Logo, o consórcio é investimento a favor do planejamento.
Então, nada ensina mais disciplina financeira do que investir mensalmente, certo?
Por exemplo, no Consórcio Volkswagen esses investimentos são feitos por meio de parcelas mensais.
Investimento com poder de compra garantido
O poder de compra dos investidores é preservado na aquisição dos consórcios, pois o valor das cartas de crédito é reajustado anualmente.
O índice de reajuste segue o que está acordado no contrato e serve de base para a atualização. Ou seja, embora o consorciado não tenha sido contemplado com a carta de crédito, ele pode ficar tranquilo porque sabe que seu poder de compra está garantido.
Possibilidade de antecipar o bem desejado
Você sabia que economizar dinheiro no consórcio pode fazê-lo ser contemplado mais rápido?
Sempre que você tiver um dinheiro sobrando, poderá oferecê-lo para antecipar a sua carta de crédito. Os lances são feitos para quem quer ser contemplado mais rápido.
Assim, se o seu lance for o vencedor, você é o contemplado. Mas lembre-se, para dar um lance é preciso pagar todas as parcelas do consórcio em dia, certo?
Vale lembrar que os valores dos lances podem variar de acordo com as regras contratuais e, claro, de acordo com as ofertas do consórcio.Portanto, sempre consulte as estatísticas de lances para analisar suas oportunidades.
Possibilidade de fazer uma comprar à vista
O consórcio é investimento que aumenta o seu ‘’poder de barganha’’. Quando você tem uma carta de crédito em mãos e é contemplado, comprar um carro é como pagar à vista.
Em outras palavras, estamos falando de uma excelente opção para investidores que possuem ou desejam ser disciplinados financeiramente.
Como já destacamos acima, os consórcios são um ótimo investimento de longo prazo porque não há cobrança de juros sobre os encargos financeiros. Isso vale na hora de comprar o seu bem à vista, pois terá muito mais economia.
Quem deve fazer um consórcio?
Por fim, vale lembrar que os consórcios não são um investimento para quem busca retorno rápido. No entanto, existem algumas maneiras de acelerar a contemplação, como lances.
Nesses casos, os investidores podem obter ativos mais rapidamente. Também pode aumentar o patrimônio ou gerar lucro e receita a partir dele.
De qualquer forma, percebe-se que após apresentar tantas vantagens, o consórcio é investimento para quem deseja segurança e acessibilidade na hora de investir.
Em suma, os consórcios não são apenas um investimento seguro, são ideais para quem não tem disciplina na hora de economizar. É também perfeito para quem tem muito dinheiro em mãos e quer aumentar seu patrimônio com baixo custo.
Quer aproveitar a oportunidade para investir em consórcio? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!