Consórcio de auto: como entrar em um grupo?

Consórcio de auto: como entrar em um grupo?

Pretende comprar um carro? Então, saiba como entrar em um grupo de consórcio de auto e realize essa aquisição com parcelas que cabem no seu porta-luvas!

O consórcio de auto (consórcio para comprar carros) está se tornando uma verdadeira tendência no mercado, sendo uma das principais alternativas para quem deseja realizar o sonho do primeiro carro ou para trocar o modelo atual. Mas você sabe como entrar em um grupo? Entenda tudo sobre o tema hoje neste conteúdo!

O que é um grupo no consórcio de auto?

Em um consórcio de auto, o grupo é a razão para que tudo aconteça, uma vez que é a partir da reunião de pessoas interessadas na compra de determinado bem (como um carro) que ele se forma. Com isso, os consorciados contribuem todo mês para que o veículo seja adquirido.

Uma curiosidade interessante de trazer nesse momento inicial é que quem reúne o grupo e gerencia todo o processo é a administradora de consórcio. Para formar um grupo, a administradora reúne a quantidade necessária para isso, desde que o máximo seja equivalente ao dobro dos meses fixados para a sua duração. Imagine um consórcio de auto com duração de 60 meses, assim, só pode ter até 120 integrantes.

Destaca-se que um grupo somente pode ser considerado formado de fato depois que é realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária, e a data para isso é definida pela própria administradora. No entanto, a regra é que deve haver a adesão mínima de 70% dos interessados. Com base no exemplo anterior, o grupo só seria constituído com a adesão de, ao menos, 84 participantes.

E, na prática, como funciona o consórcio de auto? Agora que você sabe como é formado um grupo de consórcio, uma dúvida comum é sobre como funciona a modalidade em si. O consórcio é uma modalidade simples e segura de comprar um automóvel, por exemplo, quando a pessoa não possui todo o dinheiro para isso em conta.

Com o grupo devidamente formado, os consorciados contribuem todos os meses o valor definido previamente. Ao longo do prazo do plano, são feitos alguns sorteios para definir quem terá direito à carta de crédito naquele mês. Mas também há a possibilidade de adiantar esse recebimento por meio dos lances. Assim, o contemplado recebe a carta de crédito e pode comprar o veículo tão desejado.

Como escolher um grupo para entrar no consórcio de auto?

Entender como o grupo de consórcio é formado é o primeiro passo para investir nessa modalidade. O próximo é ter noção que existem duas formas de entrar em um grupo: em um grupo novo (em formação) ou em andamento. Antes de aderir a um deles, você deve analisar as condições de cada uma das opções.

  • Grupo em andamento

A primeira possibilidade que trouxemos é a de entrar em um grupo em andamento com a compra de uma cota vaga ou de reposição e pela cota de um terceiro. Na primeira situação, a compra é feita diretamente com a administradora. Por outro lado, quando você compra de outra pessoa, também é preciso ter a autorização da responsável pelo consórcio.

  • Grupo novo (em formação)

No grupo novo, o grupo ainda está em formação e não ocorreu nenhum sorteio, tampouco a primeira assembleia. Neste caso, você deve aguardar a administradora reunir a quantidade mínima de participantes para iniciar as atividades.

Ambas as opções são muito interessantes para você entrar em um consórcio de auto, depende do que você prefere e de quais possibilidades você tem à sua disposição no momento. Não ache que um tipo de grupo é mais vantajoso do que outro, e sim que são situações diferentes.

Caso eu queira sair do grupo, é possível? Sim! É possível sair de um grupo de consórcio sem nenhuma dor de cabeça. Afinal, toda administradora sabe que os consorciados estão sujeitos aos mais diversos imprevistos, como problema de saúde, desemprego e afins. Inclusive, por conta disso, muitos participantes investem em um seguro de consórcio.

É possível pedir a retirada à administradora, e assim você se tornará um consorciado excluído. Adotando essa condição, para o recebimento dos valores já pagos, o cotista segue participando dos sorteios nas assembleias.

Outra possibilidade é transferir sua cota para outro interessado; mas, para que isso se torne realidade, é preciso ter a anuência da administradora. Por fim, quando a pessoa simplesmente deixa de honrar com o pagamento das parcelas, ela pode ser desligada do grupo a qualquer momento.

Percebe como participar de um consórcio de auto é muito simples? Tudo isso depende, claro, da escolha de uma administradora confiável, como o CNVW!

Participe do consórcio de auto do CNVW!

Os modelos mais queridinhos dos brasileiros podem ser adquiridos com o Consórcio Nacional Volkswagen, como o Polo, Gol, Voyage, Taos e Nivus! Com o consórcio, você aproveita os seguintes benefícios:

  • Zero juros

  • Sem taxa de entrada

  • Sem surpresas no final do mês: valor fixo da parcela

  • Parcelas que cabem no seu bolso

  • Zero burocracia

  • Não precisa de análise de crédito para entrar em um grupo

  • Flexibilidade para escolher o carro que você quiser

  • Diversidade de modelos disponíveis na VW

O Consórcio Volkswagen tem mais de 40 anos de tradição no mercado de consórcio. Além disso, este é o único consórcio do Brasil que possui garantia VW. Aproveite essa oportunidade para dar o primeiro passo na sua nova aquisição.

Simule agora a sua participação em um grupo de consórcio de auto com a Volkswagen para aproveitar parcelas que cabem no seu bolso!