A economia está por si só entre os fatores mais procurados na hora de comprar um carro hoje em dia – em razão dos valores do combustível. E se você usa o carro para viajar esse é um elemento indispensável!
O que é um carro econômico?
Afinal, o que é um carro econômico? Muito se fala em economia dos veículos, mas pouco se comenta sobre o que isso realmente significa na prática.
De um modo geral, a principal diferença entre os carros econômicos e as outras opções do mercado está no seu preço médio de compra, sua rentabilidade de combustível e manutenção acessível.
Apesar de que qualquer tipo de veículo consegue ser classificado como um carro econômico, os orçamentos mais enxutos são os que trazem um cenário mais favorável para os motoristas.
Então, na prática, para que um carro seja considerado econômico, ele deve atender alguns desses requisitos:
Ser leve, trazendo um design compacto que foca na maximização do espaço interior.
Sem bem classificado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), levando em consideração fatores como eficiência energética, autonomia em km/litro de combustível e emissão de gás efeito estufa (CO2).
Trazer uma alta classificação de segurança e qualidade de condução.
Apresentar valores de manutenção e componentes acessíveis.
Alcançar uma boa performance de km/por litro de combustível.
Esses são apenas alguns dos requisitos que entendemos como primordiais para considerar um carro econômico. Mas isso é suficiente para você?
Tenha em mente que a maioria dos carros tidos como econômicos conta somente com o que é essencial para um veículo utilitário, porém, os carros urbanos de design são parecidos em tamanho, concentrando-se em design e equipamentos aprimorados. Isso costuma aumentar de forma significativa o preço – assim como os custos de manutenção.
Outro fator que você deve conferir para concluir se um carro é econômico ou não é, claro, a economia que ele traz para o seu dia a dia, seja qual for o tipo de combustível que está sendo utilizado no momento.
Por exemplo, o etanol é mais barato que a gasolina, mas isso necessariamente significa que ambos os combustíveis trazem o mesmo desempenho? Se a diferença de um para o outro for muito grande, procure outra opção de carro!
Dicas para manter o carro econômico no dia a dia
Se você está investindo em um carro econômico ou não, saiba que é preciso adotar alguns hábitos para manter este veículo com um bom rendimento de combustível. Confira algumas práticas que podem te ajudar nesse sentido.
Ao dirigir em baixa velocidade, evite usar o ar condicionado e abra as janelas.
Diminua o peso do veículo e respeite o limite de carga indicado pelo fabricante – esse limite existe por um motivo.
Use o óleo de motor correto e verifique se ele precisa ser trocado.
Dirija com cautela para evitar manobras repentinas.
Dirija na marcha correta e nos limites de velocidade.
Planeje viagens com antecedência e prepare o carro para esse evento.
Não utilize o aquecimento do carro em dias em que não há necessidade para isso.
Mantenha os pneus calibrados colocando a pressão correta;
Realize a manutenção regular para melhorar a eficiência do carro.
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule e compre o carro dos seus sonhos com o Consórcio Nacional Volkswagen!