Você está com dificuldade para manter a regularidade das suas parcelas de consórcio? Saiba como resolver o atraso do pagamento nessa modalidade!
Entrar em um grupo de consórcio é o primeiro passo para realizar o sonho do carro próprio, mas alguns consorciados podem ter dificuldades para manter o pagamento em dia. Se você se identifica com esse cenário e está sofrendo com o atraso das parcelas de consórcio, saiba como resolver essa situação!
Se eu não pagar as parcelas de consórcio, o que acontece?
De forma direta, veja quais são as consequências de atrasar os pagamentos das parcelas consórcio que estão em andamento.
Multa e juros
O primeiro grande medo de quem está atrasando as parcelas de consórcio é a cobrança da multa e dos juros. Isso porque é muito complicado quando você precisa desembolsar um valor que não estava planejado para continuar no consórcio.
O valor desses juros pode variar a depender da administradora que fará o contrato com você. No entanto, em média, o cotista deve receber uma multa de 1% de juros moratórios ao mês e mais 2% de multa referente a quantia das mensalidades atrasadas.
Em razão do fato de um consorciado atrasado não poder participar dos sorteios mensais de contemplação, o que já provoca a “punição” pelo atraso, essas multas e juros serão aplicadas quando o mesmo for contemplado.
Sem participação em sorteios e lances
Quando uma pessoa entra em um consórcio, ela sabe que existem duas formas de ter sua carta de crédito: sorteio ou lance. No dos sorteios, eles são realizados todos os meses, ao longo da duração do consórcio.
Com os sorteios, o consorciado concorre à possibilidade de ganhar sua carta de crédito muito antes de terminar de pagar o consórcio, o que pode ser algo bastante interessante para quem deseja comprar um bem de alto valor, como os veículos.
Porém, se atrasar as suas parcelas, ele fica impossibilitado de participar de qualquer sorteio até que o mesmo regularize sua situação junto à administradora do consórcio. E essa mesma regra vale para os lances.
Um consorciado que está em atraso com a situação dos seus pagamentos não consegue ofertar nenhum lance pela carta de crédito. Em resumo, enquanto essa pessoa inadimplente não tem nenhuma chance de receber sua carta de crédito – afastando você do seu sonho.
Cancelamento da cota
Se você atrasar o pagamento das parcelas de consórcio, tornando-se inadimplente, a administradora irá realizar o cancelamento da sua cota no grupo, para que assim outra pessoa possa regularizá-la.
O que acontece se não pagar o consórcio contemplado?
Se você não pagar seu consórcio contemplado, também há algumas consequências severas. Veja algumas delas a seguir, porém, lembre-se de que essas ações podem sofrer alterações a depender de qual for a administradora da sua carta de crédito.
Anulação da carta de crédito
Há casos em que o atraso de parcelas pode resultar na anulação da carta de crédito, se o cotista já tiver sido contemplado antes com o benefício. Isso porque a administradora pode entender que, por conta do atraso, o consorciado não deve usufruir da carta de crédito.
Isso costuma ocorrer quando a empresa administradora do consórcio realiza uma assembleia extraordinária e aplica uma votação, perguntando sobre o que deve ser feito com essa carta de crédito, decidindo se ela fica ou será retirada do consorciado. Se de fato ocorrer a perda, o cliente deve aguardar até uma nova contemplação acontecer, para que assim ele possa ter a chance de adquirir o bem novamente.
Nome sujo
Se você tiver sido contemplado e faturado o bem, mas mesmo assim não está pagando as parcelas de consórcio, saiba que o seu nome ficará irregular no mercado – mas isso só acontece caso você atrase um determinado número de parcelas.
Quantas parcelas de consórcio eu posso atrasar?
Saber uma quantidade mínima de parcelas que o consorciado pode atrasar o pagamento do consórcio antes de sofrer as penalidades trazidas até o momento é muito importante. Veja que existem consequências para contemplados e não contemplados. Contudo, esses dias dependem muito da administradora.
Como uma média, podemos dizer que atrasar somente até 3 parcelas têm um risco menor de sofrer as consequências trazidas aqui, antes de ter a sua cota cancelada. Ou, em outras palavras, é possível ficar em débito em um consórcio por 90 dias apenas. Existem também casos em que o consorciado só poderia atrasar 60 dias. Como foi dito, isso vai variar muito do que a administradora do consórcio pensa e aplica em contrato.
Lembrando também que, apesar deste prazo, a partir da primeira parcela com pagamento atrasado você já está correndo o risco de perder seu direito ou, se já possuir, perder sua carta de crédito. Então, esteja muito atento.
Como resolver o atraso das minhas parcelas de consórcio?
No caso do consórcio já ter sido contemplado, porém você o atrasou, é possível negociar essa dívida com a administradora ou vender sua carta de crédito. Mas, para isso, você terá que seguir alguns passos:
Organização financeira: se você atrasou seu consórcio, provavelmente significa que sua saúde financeira não vai como o esperado. Isso pode acontecer com qualquer um, já que imprevistos acontecem o tempo todo. Procure se organizar para deixar uma quantia reservada e não gaste mais do que o necessário.
Entre em contato com a administradora: assim que atrasar suas parcelas de consórcio, entre em contato com a administradora. Isso porque, quanto mais cedo você negociar suas dívidas, maior será a chance de conseguir contorná-la.
Diminuir os valores da carta de crédito: há a opção de você tentar diminuir o valor da carta de crédito. Nesse cenário, após quitar sua dívida, você correrá menos riscos de sofrer outro atraso. Claro que a diminuição do valor da carta de crédito só é possível antes da sua utilização.
Agora você já sabe o que fazer para resolver o atraso das suas parcelas de consórcio? Mantenha os seus pagamentos regulares e aproveite os benefícios dessa modalidade!