Ao entrar em um grupo de consórcio, é de suma importância primeiro entender tudo que está relacionado a essa modalidade, e quando o foco é a parcela de consórcio, é comum ficar em dúvida sobre o modo que o cálculo é realizado.
Por isso, hoje você vai entender como o valor dessa parcela é definido.
O que é a parcela de consórcio e como ela é definida?
A partir do momento em que você entra em um grupo de consórcio, você começa a pagar parcelas mensais. Isso é feito com o objetivo de formar um fundo comum, o que torna possível a compra do carro a todos os consorciados. Assim, essas contribuições são definidas com base no valor da carta de crédito que você escolheu, além de considerar as taxas e o prazo de pagamento do plano.
Imagine que você entra em um grupo para comprar um novo caminhão, composto apenas por pessoas que têm o mesmo intuito. Desse modo, todo mês os consorciados pagam por essas parcelas de consórcio, responsáveis por abastecer financeiramente o grupo. No momento em que um participante é contemplado, o valor da carta de crédito é disponibilizado e essa pessoa pode comprar o veículo que deseja ter na sua garagem.
Para ter essa carta de crédito em mãos, é necessário ser contemplado. Isso é possível através do sorteio ou do lance. Os lances são oferecidos de forma prévia à realização da assembleia (encontro mensal do grupo para contemplação). Tenha em mente que esses lances podem aumentar de forma significativa as chances de antecipar a carta de crédito.
No geral, são contempladas as cotas com os maiores lances, porém, isso depende do tipo de lance oferecido.
Dando um lance no consórcio: entenda como funciona!
Qual a importância da parcela de consórcio no grupo?
A parcela de consórcio está diretamente relacionada com as cotas. Isso porque cada consorciado cumpre o seu papel no grupo, sendo responsável por um percentual do valor do fundo comum.
Desse modo, cada pessoa recebe uma numeração que serve como a sua identificação. Por isso, a administradora define o valor que servirá para a composição do fundo comum e o divide de maneira proporcional entre as cotas. As parcelas viabilizam, então, a realização do consórcio, uma vez que a partir do pagamento do fundo comum se torna possível compor a carta de crédito para os contemplados.
Além disso, o cálculo da parcela de consórcio permite um maior controle financeiro de maneira individual para cada pessoa. Isso porque no valor da parcela mensal você não tem taxa de juros, por exemplo, o que mantém o valor da carta acessível ao seu bolso.
Principais valores presentes na parcela de consórcio
Mas, afinal, o que está incluso na parcela de consórcio? Quais são as taxas presentes nessa contribuição mensal? Entenda:
Valor do fundo comum: este é o valor do veículo em questão dividido em parcelas mensais no plano escolhido (no CNVW você tem até 100 meses para quitar o consórcio). Isso depende do veículo escolhido (pode ser de passeio ou caminhão, por exemplo) e a quantidade de parcelas que melhor se adequa ao seu planejamento financeiro.
Taxa de administração: essa taxa é cobrada pela administradora em razão do seu serviço de gerenciamento do grupo, organização das assembleias, remanejamento de finanças quando há algum problema, reajustes e outros.
Fundo reserva: este fundo é utilizado apenas em situações de emergência, principalmente quando há casos de inadimplência no grupo ou despesas judiciais para cobrar participantes que tenham atrasado, por exemplo. Essa é uma forma de manter a saúde financeira do grupo.
Seguro: por fim, você pode incluir o seguro na sua parcela de consórcio. Este seguro pode cobrir situações como desemprego ou falecimento. Lembrando que este seguro é totalmente opcional!
Percebe como o consórcio conta com poucas taxas na sua parcela? Isso torna essa modalidade mais acessível para os brasileiros. Mas você sabe como essas taxas são calculadas?
A primeira informação que devemos ter é o valor total da carta de crédito. Para isso, a administradora leva em consideração o preço cobrado no mercado pelo veículo escolhido, sendo este o valor do documento.
Com base nisso, os cálculos são realizados com base em 100% deste montante. O segundo ponto é definir a duração do grupo. No CNVW, por exemplo, você tem até 100 meses para quitar o seu consórcio. Um ótimo período, não é mesmo?
E nessa parcela de consórcio, a taxa de administração costuma ser um percentual sobre o valor total da carta de crédito, como de 10% da carta de crédito, sendo diluída nas mensalidades. E nessa parcela ainda contamos com uma variável, que é o fundo de reserva. Neste caso, você se depara com um percentual sobre o total da carta de crédito, que costuma ser de 2% do valor para gerar o fundo.
Se você deseja participar de um grupo de consórcio com uma administradora de confiança, conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!
Participe do Consórcio Nacional Volkswagen
O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!
Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.
Simule e compre o carro dos seus sonhos!