A tabela Fipe consiste em um índice montado a partir da coleta de dados de veículos em todo o Brasil. Ela é atualizada todos os meses, sendo uma referência na hora de revender ou comprar um veículo. Mas você sabe como isso acontece na prática?
O que é a Tabela FIPE?
A Tabela Fipe é um material desenvolvido para se tornar uma referência de valores de veículos para lojas, seguradoras e particulares no país inteiro. Esse índice existe para encontrar um preço médio para cada modelo e ano de carro negociado no Brasil.
Por conta disso, a Fipe funciona como uma base de dados sobre o valor de venda de cada veículo no país inteiro. Qualquer brasileiro pode acessar essa tabela e consultar as informações.
Contudo, é importante destacar que a tabela Fipe não é uma ferramenta que indica a depreciação de um carro. Além disso, essa tabela também não funciona como um comprovante de valor do seu veículo vale no mercado. Uma possibilidade é que, caso o carro esteja menos conservado do que a média, o seu veículo tenha um valor menor que o presente na Tabela.
Essa Tabela foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas com o intuito de auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). O seu conceito é, basicamente, um índice que indica o preço médio de um carro para tornar mais fáceis as suas avaliações e negociações de mercado.
Na prática, funciona assim: a cada dia primeiro, o valor da FIPE do carro pode baixar ou subir. Mensalmente, este valor tende a diminuir.
Por que é necessário entender a Tabela FIPE?
Realizar negociações envolvendo veículos é uma situação muito frequente na vida dos motoristas, em especial envolvendo carros usados. Mas essas negociações não são feitas de qualquer forma: você precisa ter um direcionamento para não correr o risco de perder dinheiro ou um bom acordo. É neste momento que surge a Tabela FIPE.
Com essa Tabela, você pode avaliar se o valor cobrado pelo carro está acima ou abaixo do preço médio do mercado. Por isso, essa ferramenta é primordial para você começar a investir o dinheiro de forma inteligente.
Em se tratando das seguradoras de automóveis, elas têm como base os dados da Tabela FIPE como base de cálculo para definir o valor de indenizações diante de algum sinistro, por exemplo.
Qual o objetivo da Tabela Fipe?
Uma vez que a Fipe possui os valores médios de todos os carros no Brasil, essa tabela é usada como um parâmetro na hora de fazer negociações de compra e venda de veículos. Entre os principais dados que vemos nessa ferramenta, além dos valores, podemos encontrar a marca, modelo e ano dos automóveis.
Hoje em dia, a tabela Fipe é utilizada por vendedores, comerciantes e lojas no segmento automotivo. No entanto, além dos preços dos carros, ela também interfere na base de cálculo de seguros e tributos, como é o caso do IPVA.
Todos os meses do ano os valores são atualizados, com correções para cima ou para baixo a depender dos modelos e tipos de carros. É de suma importância destacar que a tabela não considera alguns dados como km, conservação do veículo, cor, opcionais de fábrica, acessórios e outros fatores afins para chegar no valor indicado.
A tabela Fipe é obrigatória ao comprar ou vender carros?
Apesar da sua importância, a tabela Fipe não é obrigatória na compra ou venda de carros. No entanto, em razão do tempo que está no mercado, além das informações reunidas do país, muitas pessoas seguem utilizando essa tabela como parâmetro.
Então, uma dica importante é que você deve sempre procurar a tabela e analisar os dados ao comprar ou vender um automóvel. Os dados dessa tabela são atualizados todos os meses, de modo que as correções ocorrem no início de um novo mês. A depender do Estado, seja Norte ou Sul, os carros podem ter valores diferentes uns dos outros.
Por isso, ao fazer uma compra ou venda considere o valor do veículo durante os últimos 6 meses na tabela Fipe.
Se você está planejando adquirir um carro ainda este ano, é importante incluir muitos fatores nessa organização além de entender a Tabela Fipe. Um deles é a forma de pagamento: como você vai comprar este automóvel?
Uma modalidade de crédito interessante a se considerar é o consórcio.
O Consórcio Volkswagen te ajuda a comprar o carro dos seus sonhos!
O consórcio está sendo uma das modalidades de crédito mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar o carro dos sonhos. Isso porque o consórcio é uma opção acessível, sem entrada e sem juros para adquirir o automóvel dos seus sonhos!
Nessa modalidade, você entra em um grupo composto que pessoas têm o mesmo objetivo que o seu (como a compra de um veículo popular). Assim, todos devem contribuir mensalmente com uma determinada quantia para formar o Fundo Comum. Este fundo poderá ser usado por todos, sendo escolhida pelo menos uma pessoa por mês para isso.
Com a Volkswagen, você pode adquirir com o nosso consórcio os carros mais populares, como o Polo, Gol, Nivus, o T-Cross e o Taos. Já se imaginou com algum desses veículos?
Simule e compre o carro dos seus sonhos!