O mercado automobilístico está em constante evolução, e por isso acompanhamos o lançamento de modelos modernos a todo momento. Essas inovações também atingem o câmbio dos carros, trazendo automóveis automáticos interessantes para os motoristas.
Com isso, o carro manual não tem a mesma visibilidade de antes, sendo ofuscado pelos modelos automáticos. Mas isso significa que não vale mais a pena ter um veículo manual? É sobre isso que você vai ler hoje.
O que é um carro manual?
Inicialmente, é importante entender um carro manual – que significa que o seu câmbio é manual.
O veículo que possui uma transmissão manual é aquele modelo que traz três pedais no modelo: o freio, o acelerador e a embreagem. A principal diferença desses carros para os automáticos é a presença do último pedal (que não vem nesse tipo de carro).
Nesse sentido, a função da embreagem é auxiliar a neutralizar a força do motor em relação ao veículo. Inclusive, essa é uma das formas mais eficientes de garantir uma troca de marchas leve e sem aqueles “trancos” que costumam ser inconvenientes na estrada.
Em se tratando de veículos que possuem câmbio manual, como o nome já nos revela, a troca de marchas é feita pelo próprio motorista. Porém, em comparação com o câmbio automático, saiba que neste modelo a troca das marchas não precisa de nenhum trabalho do condutor, afinal, tudo acontece de forma automática.
Leia mais: Carro automático ou manual? Veja as diferenças.
Principais vantagens de um carro manual
Agora que você tem uma visão geral sobre o carro manual e qual a sua diferença em relação aos modelos automáticos, é importante conferir algumas vantagens dele. Afinal, essa é a melhor forma de entender se de fato vale a pena ter um carro com câmbio manual!
1. O carro manual proporciona mais controle na estrada
Com o carro manual, você tem mais controle sobre o veículo. Isso pode ser explicado graças à troca de câmbio, sentindo a diferença de velocidades, o que resulta em um maior controle do seu carro.
O sistema manual dos carros é focado na transmissão de marchas de acordo com a necessidade de força do veículo. Ou seja, as mudanças de marchas têm como função transmitir força, torque e rotação de forma manual.
2. Os modelos manuais têm valores mais competitivos
O preço do carro manual é mais atrativo do que o automático. Esse modelo é mais acessível que os automáticos na hora da compra, mas também na manutenção (reparos ou prevenções) e no abastecimento.
O gasto com combustível também pode ser maior nos modelos automáticos, uma vez que o carro demanda um tempo para entender o momento ideal para trocar a marcha, o que exige mais combustível. Não estamos falando de uma regra, afinal, algumas pessoas podem sofrer com um alto gasto de combustível com o carro manual por conta do seu estilo de direção.
3. A manutenção do carro manual é mais simples
Quem possui um carro manual costuma contar com reparos mais ágeis (e com preços mais acessíveis), a exemplo da troca de óleo de câmbio que deve ocorrer de forma regular. Para que essa troca seja feita de maneira correta, confira a tabela de óleo de câmbio do seu veículo.
Tendo em vista que os modelos automáticos são mais robustos, eles exigem uma especialização aprofundada em diversos aspectos. Esse cuidado especial traz um custo maior, já que estamos tratando de um motor específico e por contar com peças caras.
Em contrapartida, uma vez que a elaboração dos carros manuais são mais simples, sua troca de peças e manutenção são fáceis. Essa facilidade demonstra que ainda vale a pena investir em um carro manual a longo prazo.
4. Grande oferta de peças de reposição
Como há uma grande disponibilidade no mercado, o câmbio mecânico também tem mais peças de reposição à disposição. Apesar de alguns motoristas analisarem esse ponto como pouco significativo, ele faz toda diferença no momento em que o seu veículo para de funcionar e precisa da troca de alguma peça.
Desse modo, se você é um motorista que depende do seu carro ou simplesmente não gosta (ou não pode) aguardar por muito tempo para o veículo ficar pronto, então é bom considerar que o câmbio manual é uma ótima opção para a sua garagem.
Percebe como o carro manual continua sendo uma ótima oportunidade para ter na garagem? Se você deseja comprar um veículo com câmbio manual, saiba que o Consórcio Nacional Volkswagen tem excelentes condições de pagamento!
Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen
Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!
Com mais de 40 anos de história, o Consórcio Nacional Volkswagenoferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:
Parcelas que cabem no seu bolso
Sem juros e sem burocracia
Sem valor de entrada
Flexibilidade no uso do crédito
Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos
Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio
O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!