Empréstimo pessoal ou Consórcio de Auto?

Empréstimo pessoal ou Consórcio de Auto?

Está pensando em comprar um automóvel, mas ainda não sabe como pagar por ele? Confira o que vale mais a pena: o empréstimo pessoal ou o consórcio de auto!

Decidir comprar um carro definitivamente não é uma tarefa simples: você precisa levar diversos aspectos em consideração, e um deles é a forma de pagamento desse veículo. É neste momento que alguns motoristas recorrem ao empréstimo pessoal, mas será que essa é a melhor opção para o seu bolso? Confira a resposta a seguir!

O que é o empréstimo pessoal?

Inicialmente, é importante explicar o que é o empréstimo pessoal. Nesse sentido, o empréstimo ocorre quando você toma uma quantia emprestada de um banco ou instituição financeira, porém, ao devolver o dinheiro, você paga uma taxa de juros. No empréstimo, você não precisa justificar a finalidade que vai utilizar o dinheiro.

O pagamento do empréstimo é feito de forma parcelada e, além da taxa de juros, existem outros encargos que variam de acordo com a instituição em que você toma o crédito, além do tipo de empréstimo.

Existem empréstimos de diversos tipos: com ou sem garantia, consignado e outros. Também é possível pegar empréstimo sem comprovação de renda ou quando está com o nome negativado, no entanto, nesses casos, a instituição financeira pode cobrar juros muito elevados – maiores do que o comum.

Em se tratando de empréstimo para comprar um bem como apartamento ou carro, você tem a vantagem de poder pagar o valor à vista ou dar uma entrada com o dinheiro emprestado e, quem sabe, fechar um bom negócio com desconto. Esse desconto, inclusive, pode compensar parte dos juros cobrados no parcelamento da dívida.

O que é o consórcio?

Por outro lado, temos o consórcio, que nada mais é que uma linha de crédito bem diferente do empréstimo, afinal, ele é feito em conjunto com outras pessoas. Criado na década de 60 por um grupo de bancários que não conseguiam crédito para comprar seus carros, o consórcio fez sucesso no Brasil desde a sua idealização até hoje.

Na prática, o consórcio funciona da seguinte maneira: um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se reúne para comprar um veículo com um valor específico. Todos os meses, os membros desse grupo pagam uma parcela que deve durar por um período pré-determinado.

A responsável pelo gerenciamento desse crédito é a administradora do consórcio que todos os meses realiza um sorteio nas assembleias, momento em que um consorciado é escolhido para receber a carta de crédito referente ao valor do carro.

Todas as parcelas que os membros do grupo pagam vão para um fundo comum, que serve para pagar o contemplado no sorteio. Aliás, todo ano o valor da carta de crédito sofre um reajuste para que não ocorra nenhuma desvalorização, e isso reflete nas parcelas mensais do consórcio, claro.

Os consorciados que não quiserem esperar a sorte em um sorteio e tiverem um valor considerável guardado, podem dar um lance, ou seja, podem adiantar algumas parcelas e antecipar a contemplação. Se o lance for o maior de todos naquela rodada, o participante recebe a carta de crédito para comprar o bem – mas isso varia de acordo com o tipo de lance, pois existe mais de um tipo existente.

Um lembrete importante para este momento é que quem tem consórcio precisa se manter sempre em dia com as parcelas ou não poderá participar dos sorteios ou lances.

Qual caminho seguir: consórcio de auto ou empréstimo pessoal?

Agora você entendeu a diferença entre o consórcio de auto e empréstimo pessoal, a sua principal pergunta é qual dessas opções é a mais adequada para o seu bolso. Mas, afinal, como decidir? 

De um lado, é interessante ter em mente que os empréstimos são mais adequados para resolver uma emergência. Isso é muito comum quando ocorre um imprevisto e você não tem nenhuma preparação financeira. Além disso, em muitos casos, os empréstimos são usados ​​para pagar dívidas, mas isso não significa que essa não é uma decisão 100% inteligente.

Hoje em dia, é comum encontrar diversos tipos de empréstimos no mercado, como pessoais, cheque especial, financiamentos e outros. No entanto, não deixe isso subir à cabeça e achar que pode pegar um empréstimo por qualquer motivo.

Por outro lado, se você está planejando a compra de um carro, por exemplo, o consórcio é a forma mais eficaz de fazer isso. Afinal, você não precisa se preocupar com a taxa de juros, somente com as despesas da administradora para gerenciar o plano.

Antes de solicitar um empréstimo pessoal, você precisa passar por uma análise financeira, o que não acontece ao entrar em um grupo de consórcio, basta ser indicado para um grupo que tenha a ver com o seu objetivo. Se você deseja comprar carros populares, não há motivos para entrar em um grupo de caminhão, por exemplo.

Se você está em busca de uma administradora confiável para comprar o carro dos seus sonhos através do consórcio, conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!

Participe do Consórcio Nacional Volkswagen e evite o empréstimo pessoal

O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!

Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.

Simule agora o consórcio e veja qual plano melhor se encaixa no seu bolso!